Sem energia, estudantes passam noite no escuro e acusam Sejuv de não pagar conta

Presidente da Casa do Estudante diz que foi informado pela Celtins que corte ocorreu por falta de pagamento da conta de luz por parte da Secretaria da Juventude. Alimentos já começaram a estragar

Moradores utilizam velas para iluminar Casa
Descrição: Moradores utilizam velas para iluminar Casa Crédito: Divulgação

A Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara está sem energia desde às 8 horas da manhã desta quinta-feira, 10, por falta de pagamento da conta de luz por parte da Secretaria Estadual de Juventude (Sejuv), representada pelo secretário Olyntho Neto (PSDB). Os 70 moradores passaram a noite desta quinta para sexta-feira, 11, no escuro.

Essas foram as informações que T1 Notícias obteve do presidente da Casa, Lucas Nunes, após visitar o local ainda na noite desta quinta. Ele declarou à reportagem que ligou na Celtins para ter um esclarecimento sobre o corte e foi informado que o motivo seria o não pagamento da conta de energia, que há três meses está atrasado.  

“A Casa do Estudante de Palmas, de Porto Nacional e de Araguaína também estão sem energia. Tem um ano e meio que a gente tenta entrar em contato com o secretário de Juventude Olyntho Neto para tratar das problemáticas da casa, mas ele não nos recebe e sempre passa a gente para terceiros. Passamos o dia sem energia, vamos passar a noite e amanhã quem sabe? Porque até então não recebemos nenhum posicionamento”, destacou.

Nunes disse que além dessa da falta de energia, diversos outros problemas afetam a Casa e o ingresso de novos estudantes no local fica comprometido. “O esgoto está voltando para os quartos. Os moradores do térreo tiveram que ser remanejados para os outros quartos em cima, pois não há estrutura física embaixo para garantir que os estudantes possam residir com qualidade. Temos uma lista de 30 pessoas que aguardam para entrar na Casa, mas a gente não vai abrir processo seletivo porque não há condições de recebê-los”, completou.

A estudante de jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e moradora da Casa, Kenya Cardoso, disse que a situação é insustentável e que pode perder toda a comida que tem guardada na geladeira. “Ainda não perdi nada, mas a geladeira está descongelando e está cheia de comida. Tem muitos aqui que estão com as geladeiras já descongelando e com a comida começando a apodrecer. A minha ainda tinha um pouco de gelo, mas a deles não e por isso eles estão numa situação pior. Essa é uma das únicas obrigações que a secretaria tem com a Casa do Estudante e nem isso ela está cumprindo”, disse.

Revoltados com a situação, os moradores confeccionaram dois bonecos com fotos de Olyntho, e chegaram a queimar um deles na noite desta quinta.

Sejuv

O secretário estadual da Juventude, Olyntho Neto, negou ao T1 Notícias na manhã desta sexta-feira, 11, que o pagamento seja de responsabilidade da Secretaria, mas sim da Associação dos Moradores da Casa do Estudante.  “A Sejuv não é responsável legal pelo pagamento da conta de energia do local. A responsabilidade legal que tivemos foi na construção e basicamente só. Nós pagamos por querer ajudar os estudantes. Já a manutenção deve ser feita pelos moradores, mas  a gente já sentou com a UFT para dar auxílio para eles”, disse.

De acordo com Neto, a Secretaria está aberta para quem quiser conversar com ele sobre a situação. “Eu atendo todo mundo e inclusive fiz visita às casas dos estudantes não só de Palmas, mas do Estado todo. Se eles quiserem conversar estarei no meu gabinete”, afirmou. Embora tenha afirmado que a Secretaria não é responsável pelo pagamento, o secretário assegurou que o pagamento da conta de energia foi efetuado no início da semana e que o religamento da luz ocorreria ainda nesta sexta-feira, 11.

Comentários (0)