Menino de três anos tem dedos decepados em escorregador de parquinho no Aureny

Segundo o pai, a criança brincava no escorregador quando um ferro soldado no brinquedo o machucou. Ele foi levado ao hospital e os médicos tentaram reimplantar os dedinhos, mas não conseguiram...

O menino teve dois dedos decepados no escorregador
Descrição: O menino teve dois dedos decepados no escorregador Crédito: T1 Notícias

O menino Natanael Borges dos Santos, de apenas 3 anos, perdeu dois dedos da mão esquerda enquanto brincava num escorregador do parquinho que fica próximo ao Ginásio Ayrton Senna, no Aureny II. Em entrevista ao T1 Notícias o pai do menino, Terezino Borges da Silva, de 35 anos, explicou como o acidente aconteceu.

Segundo ele, a mãe da criança, Charlene Alves dos Santos, de 29 anos, estava passando pelo local com os dois filhos do casal, por volta das 17h desta quinta-feira, 28, quando eles pediram para brincar no parquinho. "O mais velho foi brincar no balanço e o menor foi para o escorregador. Quando ele desceu, uma chapa de ferro que estava solta arrancou dois dedos do meu filho", disse o pai.

O senhor Cícero Izidóro dos Santos, de 60 anos, viu os meninos chorando e a mãe com o filho "todo ensanguentado no colo, com os dedos no chão. Eu até pensei em chamar o SAMU, mas achei que ía demorar muito, então decidi levar eles pra Unidade de Pronto Atendimento (UPA)".

Segundo o pai, a criança foi atendida na UPA e encaminhada ao Hospital Geral de Palmas (HGP), de onde foi reencaminhada ao Hospital Oswaldo Cruz para fazer uma cirurgia na tentativa de reimplantar os dedos. Porém, os médicos que atenderam a criança disseram que "devido as artérias dele serem muito fininhas, não teve como reimplantar", explicou Terezino.

A equipe do T1 Notícias também tentou falar com a mãe do menino no hospital, mas Charlene estava muito abalada e não conseguiu dar entrevista.

Terezino da Silva foi à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) na tarde desta sexta-feira, 29, registrar um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o caso. "No momento não estou pensando em indenização, só quero que a delegacia investigue e apure quem são os responsáveis e que o brinquedo seja retirado do local para que não aconteça com outras crianças o que aconteceu com meu filho", completou.

Natanael está internado no Hospital Oswaldo Cruz desde a noite de quinta-feira. Havia uma previsão de que ele pudesse receber alta na sexta, mas de acordo com o pai, ele ainda está hospitalizado, porém deve voltar para casa ainda neste sábado.

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Palmas enviou uma nota sobre o caso. Confira abaixo.

 

NOTA

A Prefeitura Municipal de Palmas lamenta o ocorrido com a criança N.B.S., de 3 anos, no parquinho da área externa do Ginásio Ayrton Senna.

O local foi interditado pela Defesa Civil Municipal para evitar outros acidentes. E neste sábado, 30, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos iniciará a remoção de todos os equipamentos metálicos. Posteriormente, um novo playground será instalado no local, com brinquedos dentro das normas de segurança que não oferecem riscos aos freqüentadores.

A Prefeitura esclarece que foi feito um levantamento em toda a Capital verificando a necessidade de revitalização dos playgrounds e conforme a disponibilidade de orçamento está realizando a troca desses parquinhos de metal por brinquedos de plásticos, e ainda reformando, brinquedos plásticos que se encontram quebrados.

 

(Atualizada às 8h20 de sábado)

Comentários (0)