Jovem é esfaqueado e morre depois de esperar atendimento na porta do HGP

Hermes Adriano Oliveira Feitosa, de 20 anos, foi esfaqueado e morreu após esperar por atendimento, caído e agonizando, na frente do Pronto Socorro do HGP. Uma testemunha gravou o vídeo...

Jovem morreu depois de agonizar na porta do HGP
Descrição: Jovem morreu depois de agonizar na porta do HGP Crédito: Reprodução/Facebook

Um jovem de 20 anos, Hermes Adriano Oliveira Feitosa, morreu após ser esfaqueado e esperar, caído na porta do pronto socorro do Hospital Geral de Palmas (HGP), por atendimento. O fato aconteceu na última quinta-feira, 12, dia da abertura da Copa do Mundo.

Um vídeo gravado por uma pessoa que viu o jovem esperar por atendimento agonizando na frente do Pronto Socorro do HGP, foi compartilhado inúmeras vezes pelo Facebook. Nas imagens é possível ver que o jovem está caído, com o ferimento exposto, sem forças para levantar e que a cinegrafista amadora briga com uma terceira pessoa para continuar gravando o vídeo, afirmando que aquilo é um descaso. “Não tem ninguém para atender? Isso é um descaso com o ser humano (...) jogado aqui sem ninguém para socorrer. Quem é que proíbe eu de gravar isso aqui?”, questiona.

O jovem é socorrido por populares que estavam na porta do Pronto Socorro e levado para dentro do Hospital.

 

Sesau responde

A Secretaria de Saúde (Sesau) encaminhou uma nota ao Portal T1 Notícias afirmando que o jovem foi levado ao Hospital por terceiros, em carro particular, e deixado na porta do Pronto Socorro, o que pode ter agravado os ferimentos.

“O paciente foi encaminhado, de forma espontânea e inadequada, em carro particular, para o hospital sendo então deixado na porta do Pronto Socorro, não utilizando os transportes de socorro do SAMU ou CORPO DE BOMBEIROS, o que pode ter agravado os ferimentos sofridos. Assim que o paciente deu entrada na sala de emergência, o mesmo foi prontamente atendido”, diz a nota.

A Sesau também afirmou que “o paciente chegou ao Pronto Socorro em estado grave, com evisceração decorrente dos ferimentos e choque resultante da grande perda de sangue. O mesmo foi conduzido ao centro cirúrgico e submetido a procedimento, porém evoluiu a óbito. O corpo do paciente foi encaminhado ao IML”.

Na nota, o HGP também afirma que “o prazo da chegada ao hospital e o atendimento realizado, como demonstra no vídeo, está dentro dos padrões recomendados pelos protocolos e classificação de risco do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde”.

No entanto, o que o vídeo mostra é o jovem sendo carregado por populares e não atendido pelos profissionais de saúde.

 

Recomendação

A Sesau e o Ministério da Saúde recomendam à população que o atendimento de urgência e emergência deve ser realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações de socorro.

 

Estatística

A assessoria da Sesau afirmou que o HGP tem cumprindo com o seu papel no atendimento de urgência/emergência de alta complexidade. Segundo a Secretaria, na mesma noite do atendimento do paciente em questão deram entrada no Pronto Socorro do Hospital 11 vítimas graves, sendo três feridos por arma branca, um de queda, seis de acidentes automobilísticos e um de arma de fogo. De janeiro a maio de 2014, já foram realizados 12.135 atendimentos só no Pronto Socorro.

 

Comentários (0)