Artistas estão sem espaço para exposição desde 2011: obras estão desprotegidas

Galeria Mauro Cunha e Loja de Artesanato foram fechadas sem justificativa. Obras estão expostas sem segurança na sede da Seduc, somente para servidores do órgão.

Obra de Tarsila do Amaral exposta na sede da Seduc
Descrição: Obra de Tarsila do Amaral exposta na sede da Seduc Crédito: T1 Notícias

Artistas plásticos e artesãos do Estado estão sem espaço definido para expor suas obras. Desde que a Fundação Cultural do Estado migrou para a Secretaria de Educação e Cultura, as obras de arte, como pinturas e fotografias históricas emolduradas, estão empilhadas nas salas de administração da Fundação Cultural, em depósitos ou afixadas nas paredes da sede da Seduc.

A Galeria de Artes Plásticas Mauro Cunha, única pertencente ao governo do Estado, foi fechada em 2011, sem justificativa. Na antiga estrutura, havia um acervo formado por artistas consagrados como Tarsila do Amaral e Francisco Cuoco, além de fotos tiradas por fotógrafos renomados, que mostravam fatos importantes da história do Estado e do País.

Conforme apurou o Portal T1 Notícias, alguns quadros e fotografias do acervo estão expostos nos corredores da Seduc, na Praça dos Girassóis, disponível apenas para apreciação dos servidores do órgão.

Antes do fechamento da Galeria, os artistas plásticos do Estado participavam de um edital anual, que disponibilizava cachês e períodos para exposição das obras de pintura ou escultura. Já os artesãos, interessados em vender suas peças na ‘Lojinha da Fundação’, participavam de um rodízio de exposição de artesanato.

 

Falta de Segurança

Enquanto a equipe do Portal T1 Notícias esteve na sede da Secretaria de Educação e Cultura para fotografar os quadros e gravuras, que estão fixadas nas paredes do órgão, nenhum servidor, segurança ou recepcionista, abordou a equipe, que não estava caracterizada, para eventual medida de segurança ou proteção às obras.

 

Seduc não esclarece

O Portal T1 Notícias entrou em contato com a Seduc em busca de informações quanto aos cuidados com as obras de arte ou uma possível estrutura para que os artistas plásticos e artesãos possam expor suas obras. Entretanto, a assessoria de comunicação da Secretaria informou, por telefone, que devido à demanda só poderia responder aos questionamentos na manhã de quinta-feira, 19. O Portal esperou pela resposta, mas até a manhã desta sexta-feira, 20, a Seduc não havia se posicionado sobre essa situação.

 

Leia também:

Fundação Cultural continua sem presidente e cantor Rick segue nomeado sem função clara, acompanhando governador pelo interior

Comentários (0)