Estrutura que deveria beneficiar Cultura no interior vira palco para Prefeituras

Artistas enfrentam dificuldades para circular com espetáculos no interior. Estrutura do Caminhão BR Arte e Cultura está destinada apenas para festas de Prefeituras

Artistas não tem acesso ao Caminhão BR e Cultura
Descrição: Artistas não tem acesso ao Caminhão BR e Cultura Crédito: Da Web

Artistas de todo Estado, que dependem de uma estrutura itinerante para apresentar suas produções em cidades do interior, estão tento dificuldade para realizar a circulação de seus projetos culturais. Como a maioria dos municípios tocantinenses não possuem dispositivos artísticos, como palcos em praças, a única alternativa seria o Caminhão BR Arte e Cultura.

 

Acontece que a estrutura itinerante, composta por um caminhão VW 35300, financiado pelo Ministério da Cultura, em 1996, contendo palco medindo 5m x 9m revestido com linóleo, iluminação, sonorização, telão e camarim, está sendo utilizado atualmente como palco para aniversários de cidades e eventos públicos dos municípios.

 

A Fundação Cultural do Estado foi contemplada com o equipamento com a finalidade exclusiva de efetivar a circulação de espetáculos artísticos, exibição de filmes e documentários, e a realização de oficinas, nos municípios, visando proporcionar às comunidades do interior do Estado o acesso democrático as artes e a cultura em geral.

 

De acordo com servidores da Cultura do Estado, que pediram para não ser identificados por medo de retaliações, essa estrutura está servindo apenas para realizar eventos festivos em algumas cidades. Ainda conforme os relatos, diferentemente do que acontecia em anos anteriores, quando o Governo disponibilizava, por meio de editais, a circulação de artistas de diversos segmentos pelas cidades do interior, os artistas não estão tendo acesso a essa estrutura.

 

Segundo esses servidores, a Fundação Cultural não detém, há algum tempo, a agenda da estrutura itinerante, o que está dificultando o acesso dos artistas aos equipamentos que, conforme o servidor, dispõem atualmente apenas do caminhão.

 

O T1 Notícias entrou em contato com a Secretaria de Educação e Cultura (Seduc) na tarde da última segunda-feira, 16, para buscar um esclarecimento quanto à manutenção do Caminhão BR Arte e Cultura e como os artistas poderiam solicitar a utilização deste equipamento. Outro questionamento feito pelo Portal foi quanto à localização do veículo e o tipo de uso, mas até o fechamento desta matéria não houve qualquer resposta.

Comentários (0)