Por 4 votos a 2, TRE mantém inelegibilidade de Marcelo Lelis

O relator do caso e mais três juizes votaram pela manutenção da decisão de 1ª instância, que determina a inelegibilidade do deputado por 8 anos...

Deputado Marcelo Lelis
Descrição: Deputado Marcelo Lelis Crédito: T1 Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral (TER-TO) decidiu manter, por maioria dos votos (4 a 2), a decisão de primeira instância que determinou a inelegibilidade do deputado estadual Marcelo Lelis, por oito anos.

 

O julgamento em questão era do Recurso Eleitoral do deputado contra a Ação De Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo prefeito de Palmas Carlos Amastha, alegando que houve abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio na eleição municipal de 2012, quando os dois envolvidos eram candidatos a prefeito da Capital.

 

O relator do caso, juiz João Olinto Garcia de Oliveira, votou pelo provimento parcial do recurso, retirando a acusação de abuso por contratação exagerada de cabos eleitorais, mas reconhecendo o abuso de poder econômico no que se refere à distribuição excessiva de combustíveis, sendo favorável, portanto, à manutenção das condenações impostas na decisão singular, ratificando, a sanção de inelegibilidade de Marcelo Lelis.

 

O juiz José Ribamar votou pelo improvimento do recurso de Lelis e foi acompanhado pelos juízes Waldemar Cláudio de Carvalho e Zacarias Leonardo.

 

O desembargador Marco Villas Boas proferiu voto divergente, dando provimento ao recurso para reformar a sentença em sua integralidade, julgando improcedente a representação em todo seu teor. O juiz Mauro Ribas também votou favorável ai recurso de Marcelo Lelis

 

Lelis diz que decisão atende interesses políticos e garante: disputará eleição

 

 

 

 

 

Comentários (0)