Em carta ao governador, artistas pedem exoneração imediata do cantor Rick

A classe quer uma reunião com Sandoval Cardoso para tratar de demandas da Cultura. Entre outros pedidos está o de exoneração imediata do cantor Rick, secretário de Promoção Cultural

Rick foi nomeado por Siqueira Campos
Descrição: Rick foi nomeado por Siqueira Campos Crédito: Divulgação

A União dos Artistas do Tocantins protocolou no gabinete do governador Sandoval Cardoso uma carta pedindo uma reunião com o chefe do Executivo e pedindo também a exoneração imediata do cantor Rick, da dupla Rick e Rener, "por não representar esta classe artística; não debater, nem mesmo conhecer com propriedade as demandas dos artistas ou da gestão cultural".

 

Outro pedido dos artistas é que os editais da Cultura sejam homologados até o dia 4 de julho e que seja nomeado um novo presidente da Fundação Cultural, indicado por eles, devolvendo a autonomia à Fundação.

 

Confira abaixo a íntegra da carta dos artistas.

 

CARTA CONVOCATÓRIA DE REUNIÃO

Palmas, Estado do Tocantins, aos 23 dias do mês de junho de 2014

A Sua Excelência, o Senhor
SANDOVAL LÔBO CARDOSO
Governador do Estado do Tocantins
Palácio Araguaia – Praça dos Girassóis


Senhor Governador,
A classe artística do Estado do Tocantins, de forma organizada e, em reuniões virtuais e presenciais que ocorreram no último dia 22 de junho de 2014 (domingo), com a pauta de discutir os rumos da Gestão Cultural do Estado, seus mecanismos de financiamento e da continuidade das políticas públicas de cultura, entre elas os Editais FUNCULT/PROCULTURA 2013, vem até Vossa Excelência solicitar uma AGENDA, impreterivelmente até o dia 27 de junho de 2014 (sexta-feira) para junto com a classe artística representada por suas entidades e artistas, discutir as seguintes REIVINDICAÇÕES:

1. Exoneração imediata do Sr. Geraldo Antônio Carvalho, mais conhecido como RICK, do cargo para o qual foi nomeado (Secretário Extraordinário de Promoção Cultural), por não representar esta classe artística; não debater, nem mesmo conhecer com propriedade as demandas dos artistas ou da gestão cultural e não participar de nenhum movimento legítimo da cultura tocantinense;

2. Homologação, até o próximo dia 04 de julho, dos Editais do FUNCULT/PROCULTURA-2013. Sabemos que não há qualquer impedimento para que a homologação aconteça imediatamente, mesmo por parte do Ministério Público que terá continuidade em suas investigações em projetos apresentados em 03 dos 08 editais, contudo, isto não pode ser usado como manobra para atrasar o processo dos editais, pois na terceira fase, serão realizadas diligencias e desclassificações de projetos com irregularidades insanáveis, antes de qualquer providência financeira.

3. RETORNO DA AUTONOMIA TOTAL da Fundação Cultural do Tocantins, com nomeação de um presidente INDICADO PELA CLASSE. A Fundação deverá contar, em seu organograma, com equipe finalística, equipe meio, e de apoio técnico especializado para ter condições de gerir as políticas públicas da área cultural. A Fundação deverá estar vinculada diretamente ao Palácio Araguaia e não a outra Secretaria.

4. ALTERAÇÃO da Lei 1.402/03 – FUNDO CULTURAL, a fim de que o Fundo Cultural do Tocantins seja orçamentário e também financeiro, em conta específica e gerida por um: Conselho Gestor do Fundo, formado por dois membros da Fundação Cultural do Tocantins, sendo um deles o Presidente da FUNCULT, dois membros titulares do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins, sendo um deles o Presidente do Conselho e um membro da Secretaria da Fazenda do Tocantins, conforme determina o Ministério da Cultura e o Sistema Nacional de Cultura e, é praticado em todo o Brasil.

5. Finalização e aprovação do PLANO ESTADUAL DE CULTURA, em CONFERÊNCIA ESTADUAL, com encaminhamento à Assembléia Legislativa do Tocantins para aprovação em Lei Estadual até 20 de dezembro de 2014, atendendo o Termo de Cooperação Federativa assinada pelo Governador do Estado do Tocantins e o Ministério da Cultura, em 2011;

6. Finalização e aprovação do SISTEMA ESTADUAL DE CULTURA em CONFERÊNCIA ESTADUAL, com encaminhamento à Assembléia Legislativa do Tocantins para aprovação em Lei Estadual até 20 de dezembro de 2014, atendendo o Termo de Cooperação Federativa assinada pelo Governador do Estado do Tocantins e o Ministério da Cultura, em 2011.

Reiteramos assim, que seja aberto esse diálogo direto e efetivo com o Senhor Governador do Estado do Tocantins, na pessoa do Excelentíssimo Sr. Sandoval Cardoso, acreditando que o diálogo entre artistas e o poder público estadual possa ter início de imediato no atendimento destas solicitações urgentes, pois a Classe não recuará e intensificará as manifestações até que seus direitos sejam reconhecidos.
Informamos que já esta em fase de formalização o FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA DO TOCANTINS, organização privada e criada pela Classe, que manterá o diálogo direto com o Governo a partir deste momento, a fim de garantir nossas conquistas, nossos espaços e nossos direitos.


UNIÃO DOS ARTISTAS DO TOCANTINS

Comentários (0)