HRG tem 8 leitos da UTI 2 fechados por falta de estrutura e profissionais

Diretor clínico do Hospital disse que não há vagas para novas internações. Dos 20 leitos, 8 foram fechados por falta de estrutura, medicamentos e profissionais para atender pacientes.

Hospital Regional de Gurupi
Descrição: Hospital Regional de Gurupi Crédito: Da Web

A coordenação da Unidade de Terapia Intensiva, do Hospital Regional de Gurupi decidiu fechar a UTI 2 do hospital, por tempo indeterminado, diminuindo a oferta em 8 leitos, neste sábado, 09. Os pacientes foram remanejados para a UTI 1 por falta de estrutura e equipe para realizar as atividades diárias. A informação foi confirmada ao T1 Notícias, pelo diretor clínico da unidade hospitalar, vereador Francisco Assis de Macedo.

 

De acordo com o Dr. Macedo, a diretoria do HRG comunicou, por diversas vezes, à Secretaria de Estado da Saúde, sobre a situação da UTI, Porém como os problemas não foram resolvidos foi preciso fechar parte da Unidade. “Além da falta de profissionais faltam medicamentos, equipamentos e qualidade na alimentação”, disse.

 

Quando a Unidade foi fechada haviam três pacientes em estado de internação, que foram removidos para os leitos que permaneceram em funcionamento, na UTI 1. Para Dr. Macedo a situação ficou ainda mais crítica, pois a UTI ficou lotada.

 

“Não temos como receber mais nenhum paciente porque lotou todos os leitos. Dependendo da gravidade dos próximos pacientes que derem entrada teremos que levar para outro hospital, só que tem casos que não suportam deslocamento, aí já não saberemos o que fazer”, comentou preocupado o diretor clínico.

 

Apesar da medida ter sido tomada apenas nesse sábado, o diretor clínico disse que já houve até óbito por falta de estrutura há meses atrás. “Um paciente chegou aqui com princípio de infarto e o hospital não tinha como atender a necessidade por falta de estrutura e espaço, daí ele foi medicado e liberado, na noite do mesmo dia ele voltou para o hospital, mas já era tarde demais, o paciente saiu morto”.

 

Ainda de acordo com Dr. Macedo um dos principais problemas é a falta de médicos, enfermeiros e técnicos. "O Governo além de não contratar mais profissionais, também não quer pagar os plantões extras, com isso a UTI do hospital de uma das maiores cidades do Estado fica comprometida e a população sem o atendimento que precisam e merecem".

 

Sesau diz que fechamento dos leitos se deu por falta de pacientes

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o Hospital Regional de Gurupi (HRG), conta atualmente com 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, em duas salas (Unidades de tratamento), sendo 10 leitos numa unidade e oito em outra. A Sesau disse que neste sábado, 09, apenas seis leitos estão ocupados e, para otimizar a utilização dos espaços e logística, a direção do Hospital decidiu transferir todos os pacientes para uma única UTI, sendo que nesta, ainda há quatro leitos desocupados.

 

A Secretaria garantiu ainda que nenhum paciente terá atendimento comprometido e que todos os internados estão sendo atendidos conforme sua necessidade. A Sesau ressaltou também que caso seja necessário todos os leitos poderão ser ocupados.

 

Comentários (0)