Flagrado em viagem custeada por doleiro, Conde foi assessor de Ribeiro e Gomes

Ex-assessor de Eduardo Gomes na Câmara e de João Ribeiro no Senado, Mauro Conde viajou por conta do doleiro Alberto Youssef, investigado no esquema da Petrobrás, conforme o Estadão noticiou

Doleiro queria saber sobre fundos de pensão do TO
Descrição: Doleiro queria saber sobre fundos de pensão do TO Crédito: Arquivo pessoal

Matéria do jornal O Estadão, veiculada nesta terça-feira, 9 de setembro, traz uma menção aos fundos de pensão do Tocantins, feita pelo assessor do senador Ciro Nogueira, Mauro Conde Soares, flagrado pela reportagem numa viagem comprovadamente paga pelo doleiro Alberto Youssef, investigado por operações ilícitas, mais recentemente pelo seu envolvimento em empresas ligadas ao escândalo de corrupção na Petrobrás.

 

O senador Ciro Nogueira demitiu o assessor, após conversar com ele na presença da equipe do Estadão, com o telefone no viva-voz. “Eu viajei e não conversei com o senador sobre isso. Assumo meu erro. Eles tinham interesse no fundo de pensão do Tocantins. Eu tinha trabalhado para um senador de lá antes do gabinete do Ciro”, informou Conde ao Estadão. 

 

Assessor de Gomes e Ribeiro

Uma busca nos arquivos das duas casas, Senado e Câmara dos Deputados, revelam atos de nomeação e cessão de Mauro Conde a dois parlamentares do Tocantins. Em 20 de outubro de 2006, Conde foi  nomeado assistente técnico de gabinete do terceiro secretário da Mesa, deputado Eduardo Gomes, conforme publicado no Boletim Administrativo 201.

 

Em 2007, o ato 5154, do director Geral do Senado, nomeou Mauro Conde Soares para exercer o cargo em comissão de Assistente Parlamentar AP-4, com lotação e exercício no gabinete da liderança do PR, do senador João Ribeiro.

 

Doleiro na investigação da Petrobrás

O doleiro Alberto Youssef é investigado pela ligação com empresas envolvidas num esquema bilionário de lavagem de dinheiro, envolvendo empresas que mantinham negócios com a Petrobrás. As passagens que levaram Mauro Conde e Luiz Paulo Gonçalves de Oliveira à SP, foram custeadas pela empresa Arbor contábil, da contadora do doleiro Meire Poza.

 

O T1 Notícias buscou informações sobre qual era o trabalho desenvolvido por Conde no gabinete de Gomes durante o periodo de pouco mais de um ano em que trabalhou com o deputado e, de acordo com sua assessoria de imprensa, Mauro Condes desenvolvia várias funções conforme às demandas relacionadas à secretaria e que não tratou com o deputado Eduardo Gomes sobre assuntos relacionados à previdência no Tocantins. Com o falecimento do senador João Ribeiro(PR), seu gabinete foi assumido pelo suplente Ataídes Oliveira e não há quem possa responder pela passagem de Conde pela assessoria do senador.

 

(Atualizada às 17h56)

Comentários (0)