Advogado de Vanda Paiva pede redução da fiança e ingressa com HC

O advogado da ex-secretária de Saúde, Vanda Paiva, pediu redução da fiança informando ao juiz que a gestora não tem nem metade do valor pedido, em bens. Juiz abriu prazo para Ministério Público.

Vanda Paiva foi presa nesta manhã
Descrição: Vanda Paiva foi presa nesta manhã Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O advogado da ex-secretária da Saúde Vanda Paiva, Edmilson Domingos de Sousa Jr, ingressou com pedido de redução da fiança nesta terça-feira, 9, e em entrevista ao Portal T1 Notícias na manhã desta quarta-feira, 10, informou que o juiz abriu prazo para manifestação do Ministério Público Federal (MPF) nos autos. O pedido de Habeas Corpus foi protocolado no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região na manhã desta quarta.  

 

O advogado declarou que o valor de fiança estipulado na sentença é “completamente desproporcional, sem nenhuma condição de ser paga”. Segundo ele, o patrimônio da ex-secretária não chega nem à metade deste valor. “O patrimônio dela não chega a isso. Ela não ganha isso”, afirmou.


Para ingressar com o pedido de redução de fiança, o advogado juntou documentos que comprovam que Vanda Paiva não possui bens neste valor para pagar. “E isso é contra toda a jurisprudência pagar isso. Me soa com ar de arbitrariedade e pouco bom senso. Creio que o juiz venha a rever isso”, declarou o advogado ao afirmar que acredita que o juiz tenha sido induzido ao equívoco pelo Ministério Público Federal (MPF), quanto aos bens de Vanda Paiva,  para arbitrar este valor na fiança.

 

“Ele foi induzido pelo MPF que o fez crer que ela chegaria a esses bens, que não há. Eu acredito que ele recluirá da decisão”, disse Edmilson Domingos de Sousa Júnior.

 

Medidas

Além do pedido de redução da fiança, o advogado ingressa ainda nesta terça-feira com um pedido de Habeas Corpus e “possivelmente com o revogação do pedido de prisão preventiva”, informou.

 

“A nossa expectativa é que aprecie ainda hoje [terça] o pedido de redução da fiança. Tem até às 18 horas para isso”, afirmou o advogado ao informar que essas são as medidas cabíveis.  

 

Vanda colaborará com PF

O advogado afirmou que teve conhecimento do fato no depoimento da secretária Vanda Paiva: “ela nunca havia sido intimada. Isso foi uma surpresa. Essa decisão e fatos são desconhecidos até então. O caso a que se referem os autos, a gente nem sabia. Eu tive acesso agora, às 15h”, contou.

 

O advogado também afirmou que a ex-secretária está confiante na Justiça e tranquila com relação aos fatos. “Ela acredita na Justiça e está à disposição para colaborar com tudo aquilo que ela puder durante a realização do inquérito”, finalizou.

 

Saiba mais:

PF confirma prisão de Vanda Paiva: ex-secretária vai para presídio feminino 

Vanda Paiva, Gastão e mais quatro são alvos de operação da Polícia Federal

Investigação do MPF aponta envolvidos em fraude em licitação da Sesau

Advogado de Gastão e de Luiz Renato pode entrar com pedido de habeas corpus

 

Atualizada às 09h25 do dia 10/12.

 

Comentários (0)