Levantamento da Folha de São Paulo aponta que o TO tem o 2º maior rombo do país

O Tocantins tem o segundo maior rombo financeiro do país, proporcionalmente ao PIB, perdendo somente para o estado do Acre

Um levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo e publicado na semana passada colocou o Tocantins em destaque nacional devido ao rombo em suas contas: um déficit de R$ 522 milhões, ou 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Esse resultado aponta que o Estado teve o segundo maior rombo financeiro do Brasil em 2014. O levantamento considera os déficits financeiros com relação às receitas e despesas, sem os juros.

 

Proporcionalmente, com relação ao PIB, apenas o Acre teve dívida maior que a do Tocantins entre as 27 unidades da Federação. A Folha ressalta na reportagem que as contas no vermelho dos Estados, como é o caso do Tocantins, forçam os novos governadores a tomar medidas duras de ajustes. As despesas de pessoal, custeio administrativo, programas sociais e investimentos foram maiores que a receita.

 

Diante da situação financeira em que recebeu o Estado, o governador Marcelo Miranda determinou que a estratégia da gestão em 2015 será reduzir os custos com a máquina e aumentar a arrecadação. As medidas adotadas pelo Estado para isso foram apresentadas recentemente através do "Plano de Recuperação do Tocantins", que traz uma série de medidas administrativas e judiciais adotadas pela atual gestão para restabelecer a capacidade organizacional do Estado. Dentre as medidas administrativas, o governo reconheceu a nulidade e suspendeu os efeitos financeiros dos atos realizados nos últimos 180 dias da gestão passada e que foram aprovadas sem previsão orçamentária.

 

Comentários (0)