Com secretários do Tocantins, MAPA lança Agência de Desenvolvimento do Matopiba

O secretário da Agricultura, Clemente Barros, e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico vão participar do lançamento que acontece nesta segunda, em Brasília.

Acontece em Brasília nesta segunda-feira, 16, o lançamento da Agência de Desenvolvimento do Matopiba, região que compreende os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A agência, que visa a integração Lavoura-Pecuária-Floresta, é fruto de uma articulação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e deve reunir os representantes dos Governos dos Estados envolvidos.

 

Representando a maior extensão territorial da área abrangida pelo Matopiba, sendo 38% da região, o Tocantins foi convidado para o lançamento e, segundo a assessoria de imprensa do governador Marcelo Miranda (PMDB), o secretário da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Tocantins, José Carlos Bezerra, vão participar como representantes do Estado.

 

Segundo o secretário Clemente Barros, é preciso discutir a forma com que se lida com as transformações da região que está em constante crescimento. “Já temos feito discussões a nível de Estado porque entendemos a importância de desenvolver e aperfeiçoar a região, principalmente no que tange ao Tocantins”, disse.

 

Como o Matopiba é uma região que compreende mais de 300 mil estabelecimentos agrícolas, o tema já foi tratado em uma reunião com empresários no Ministério e, segundo Clemente, os gestores sofrem uma pressão por parte dos empresários para investir no desenvolvimento da região.

 

Eudoro Pedrosa, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, destacou a importância de ver a região como um todo, mas lembrou a necessidade do desenvolvimento da parte que envolve o Tocantins. “Palmas tem que ser referência, pois quanto mais cresce mais vamos desenvolver todo o estado que já está crescendo muito”.

 

O secretário do Desenvolvimento falou que, tanto na área da agricultura quanto na área do turismo, é preciso haver uma maior preocupação. “Para o desenvolvimento da região é preciso investir em infraestrutura, para alavancar o turismo na região do Jalapão por exemplo, que é preciso haver uma integração com a região da Pedra Caída no Maranhão e o Governo já está começando a trabalhar neste sentido”, relatou.

 

José Carlos Bezerra avaliou a iniciativa como positiva. “É uma excelente iniciativa essa parceria entre Tocantins e os demais estados que compõem o Matopiba, pois dessa maneira podemos dividir os ônus e os bônus na implantação da logística de transportes e escoamento de grãos com integração dos modais, desenvolver projetos voltados ao desenvolvimento e crescimento econômico da região e também na estruturação e fomento à indústria do turismo. A proposta é desenvolver projetos integrados para a região, atraindo investidores de todos os setores da economia”.

 

A proposta da ministra Kátia Abreu tem por objetivo central agir frente às dificuldades logísticas encontradas nesta fronteira agrícola e tem embasamento em estudos da Embrapa.

 

(Atualizada 14/03/2015, às 9h10)

Comentários (0)