Marcelo Miranda anuncia reforma com redução de pastas e três novos nomes

No Palácio Araguaia, na tarde de hoje, governador Marcelo Miranda anunciou a nova estrutura da reforma administrativa para 14 pastas, totalizando 37 unidades gestoras

Governador anuncia mudanças
Descrição: Governador anuncia mudanças Crédito: Frederick Borges

Durante coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta quinta-feira, 21, no Palácio Araguaia, o governador Marcelo Miranda (PMDB) anunciou a nova estrutura administrativa do governo do Estado, apresentando, entre as medidas, nomes de novos secretários e fusão de secretarias.

 

O governo reduzirá o número de pastas para 14 secretarias, totalizando 37 unidades gestoras. O governador anunciou ainda que não haverá nesse momento extinção das Agências e nem do Naturatins.

 

Conforme anunciado, a Secretaria de Esporte foi fundida à Educação. Já a Secretaria de Cultura foi para a pasta do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Outra pasta alvo de fusão é a de Governo que passa a existir junto com a de Articulação Política.

 

O governador chamou a reforma de “novo modelo de gestão” e afirmou que acredita que esta reforma “é a garantia da recuperação da confiança da sociedade” em seu governo.

 

As secretarias ficaram definidas em: Secretaria da Administração; Secretaria da Agricultura e Pecuária; Secretaria Geral de governo e Articulação Política; Secretaria de Comunicação Social; Secretaria de Cidadania e Justiça; Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura; Secretaria da Educação, Juventude e Esportes; Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria de Planejamento e Orçamento; Secretaria da Fazenda; Secretaria da Saúde; Secretaria do Trabalho e Assistência Social; Secretaria da Segurança Pública; e Secretaria da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos.

 

O economista Edson Ronaldo Nascimento, que ocupava o cargo de superintendente executivo na Sefaz de Goiás, foi anunciado para assumir a Secretaria da Fazenda (Sefaz), conforme o Portal T1 Notícias já havia antecipado. Alexandro de Castro foi anunciado para gerir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Cultura. E Lívio Luciano Carneiro foi anunciado para a Secretaria Geral de Governo e Articulação Política. "Eles vem para fazer as mudanças que o povo quer e que eu me comprometo a fazer. Buscamos neste momento profissionais experientes, sem desmerecer nenhum companheiro", afirmou Miranda.

 

Na próxima quarta-feira, 27, o governador Marcelo Miranda dará posse a novos auxiliares de governo e encaminha Medida Provisória com as mudanças para ser apreciada pela Assembleia Legislativa.

 

Segundo garantiu o governador, ele conversou com o atual secretário de Cultura, Melck Aquino, e não haverá prejuízo para os projetos em andamento com a fusão da pasta, que garantirá os recursos para o desenvolvimento das políticas públicas na área.

 

Sobre a Secretaria da Educação, o governador admitiu na coletiva que há desgastes na sua base e diz que está avaliando se haverá ou não mudanças e que decidirá se troca o secretário nos próximos dias.

 

Sobre as especulações quanto ao nome que deve assumir a Secretaria de Saúde, Marcelo Miranda afirmou que "no momento oportuno vou anunciar o nome".

 

Mencionando a crise financeira, o governador afirmou que para racionalizar os gastos públicos e melhorar os serviços, o governo do Tocantins precisa se ajustar a este momento.

 

Sobre a greve dos servidores da Saúde, Marcelo Miranda afirmou que “grevista comigo não tem negociação”, mas ressaltou que tem “o maior respeito pela classe médica e tenho pedido que possam nos ajudar. Sei que faltam coisas (nos hospitais), mas será que falta tudo?". O governador afirmou ainda que atualmente "o que está pesando na folha são os direitos dos servidores concursados.

 

Questionado sobre a segurança pública do Estado, Marcelo Miranda afirmou que manterá a cúpula da segurança sem alteração. Permanecem nos seus cargos o secretário de Segurança Pública, Cesar Simoni; o comandante-geral da Polícia Militar, Glauber de Oliveira dos Santos e o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Yuri Tenório Vargas. 

 

(Atualizada às 19h45)

Comentários (0)