Mauro Carlesse deve se filiar ao PTN e levar partido para a base do governador

Sem conseguir um deputado federal para assumir a sigla no Tocantins, a executiva nacional do PTN deve entregar o comando da sigla ao deputado Mauro Carlesse no lugar do vereador Folha

Mauro Carlesse deve assumir PTN no Tocantins
Descrição: Mauro Carlesse deve assumir PTN no Tocantins Crédito: Foto: Ascom AL/TO

Segundo fontes ligadas ao PTN em Brasília, as quais o Portal T1 Notícias teve acesso, o deputado Mauro Carlesse deve deixar o PTB para filiar-se ao PTN no Tocantins e assumir o comando estadual da legenda, que atualmente tem como presidente no Estado o vereador José do Lago Folha Filho. 

 

Conforme apurou o T1, em reunião recente em Brasília com a deputada federal Dulce Miranda (PMDB), tratando acerca dos rumores de que ela assumiria o partido, Folha foi informado pela parlamentar de que ela não assumiria, mas também não marcharia com o prefeito da Capital, Carlos Amastha (PSB) em seu projeto de reeleição, neste ano de 2016.

 

O PTN está mudando de comando porque a direção nacional, que tem como presidente Renata Abreu, quer um deputado no comando da sigla no Estado, e após tentar diversas sondagens, dentre eles Carlos Gaguim (PMB) e Josi Nunes (PMDB), e não conseguir um parlamentar federal, optaram por um deputado estadual, desde que este estivesse na base do governador Marcelo Miranda. Segundo a fonte, essa articulação junto a Mauro Carlesse foi fortalecida por Dulce Miranda.

 

O Portal T1 Notícias tentou contato com o deputado estadual Mauro Carlesse na manhã de segunda-feira, 7, mas de acordo com sua assessoria, o parlamentar está em viagem e deverá retornar ao Tocantins no voo das 16h de hoje. Já o vereador José do Lago Folha Filho não atendeu as ligações da reportagem. O espaço continua aberto.

 

Entenda o caso

Na última quinta-feira, 3, o líder da base do prefeito Amastha na Câmara de Vereadores, José do Lago Folha Filho esteve em Brasília, onde em reunião com a executiva nacional, pediu o afastamento do presidente metropolitano do partido, Kairo Bernardo, com a justificativa de que ele "tomou outro rumo, tentou articular para nos tirar o partido e está afastado. Nada pessoal contra ele, mas enquanto o comando for meu no Estado, vamos trabalhar dentro do projeto que estamos construindo, estadual. E aqui em Palmas, na base do prefeito Carlos Amastha”, disse o vereador na semana passada, por telefone, ao T1 Notícias.

 

Na reunião em Brasília, Folha esteve com a deputada federal Dulce Miranda para ouvir dela se há interesse de sua parte em assumir o comando da legenda no Estado, como vem correndo nos bastidores da cena política palmense. “Ela me disse que não tem interesse, mas que não apoiará o partido caso a gente siga com o Amastha”, confirmou Folha. Dois deputados estaduais estariam procurando em Brasília, a presidência do partido para buscá-lo como possibilidade de filiação, mas com o comando do partido.

 

Já Kairo Bernardo informou que com relação ao seu possível afastamentos, se houvesse alguma mudança da Executiva estadual do partido, ele teria recebido alguma notificação. “Não foi feita nenhuma reunião para deliberar isso. Isso é uma decisão pessoal e unilateral do vereador Folha e do grupo de assessores do gabinete dele. Juridicamente essa decisão não se sustenta em nada”, contestou.

 

Folha diz que desconhece

Em contato por telefone com o Portal T1 Notícias no começo da tarde desta segunda-feira, 7, o vereador Folha disse que desconhece qualquer mudança no partido. 

 

Leia mais: 

Após encontro com Renata Abreu, Folha destitui Kairo em Palmas; Kairo contesta

 

(Atualizada às 14:16, do dia 7 de março de 2016)

 

Comentários (0)