Diagnosticado com síndrome nefrótica há 8 meses jovem pede ajuda para tratamento

José Iago Fernandes, de 23 anos, que foi diagnosticado em agosto de 2015 com síndrome nefrótica, busca ajuda para fazer tratamento. Biopsia foi marcada para segunda, mas jovem teme que seja remarcada

José Iago Fernandes busca ajuda para tratamento
Descrição: José Iago Fernandes busca ajuda para tratamento Crédito: Foto: Do Leitor

O vigilante patrimonial José Iago Fernandes da Silva, de 23anos, morador de Miracema do Tocantins, está buscando ajuda desde agosto de 2015, quando foi diagnosticado com síndrome nefrótica, para realizar tratamento particular, uma vez que em consulta realizada no Hospital Geral de Palmas foi informado que o Estado não dispunha de estrutura para o tratamento.

 

Em entrevista ao Portal T1 Notícias, José Iago disse que não tem condições de pagar o tratamento, e por causa da demora em fazer uma biopsia, que custa em média R$ 3,8 mil, na última consulta realizada no HGP foi informado que "já tenho 70% das funções renais perdidas, 30% apenas funcionam, futuramente terei que passar hemodiálise e talvez até transplantar os rins".

 

José Iago disse ainda que o INSS indeferiu o pedido de auxílio doença, por falta de carência, e isso tem dificultado ainda mais a situação, porque falta dinheiro até para vir a Palmas buscar ajuda. "Isso é uma corrida contra o tempo, a cada dia que passa corro risco, pois perco proteína do corpo, sangue, tudo através da urina por conta dos rins", explicou.

 

O rapaz disse que entrou com medida judicial para que o Estado ajude no tratamento, mas ainda não obteve sucesso. Quanto à Prefeitura de Miracema, José Iago disse que um vereador encaminhou requerimento solicitando ajuda para fazer a biopsia, mas ainda aguarda resposta. "A direção do HGP me disse que a biopsia está marcada para o próximo dia 11, mas já remarcaram antes e eu estou com medo de que não aconteça de novo. Enquanto isso só sinto minha saúde piorar", disse José Iago.

 

Para levantar recursos que serão destinados a ajudar a pagar a biopsia e o tratamento, amigos de José Iago estão promovendo ações de arrecadação e no próximo dia 17 de abril estão realizando uma feijoada beneficente, em Miracema.

 

O T1 Notícias entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde para apurar o que deverá ser feito para garantir o tratamento, mas até o momento não obteve retorno. O espaço continua aberto.

 

Interessados em ajudar José Iago, podem entrar em contato pelos telefones 8457-6733 ou 9105-4660 (WhatsApp).

Comentários (0)