Mauro Carlesse é eleito novo presidente da AL e Luana vice, com 17 votos cada

Na manhã desta sexta-feira, 8, os deputados escolheram o novo presidente da AL. Mauro Carlesse foi eleito com 17 votos

Votação é realizada na AL
Descrição: Votação é realizada na AL Crédito: Foto: T1 Notícias

Com 17 votos, o deputado estadual Mauro Carlesse (PHS) foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins na manhã desta sexta-feira, 8. Osires Damaso (PSC), que disputou a vaga com Carlesse, recebeu sete votos. As duas chapas que disputaram foram protocoladas ainda nesta quinta-feira, 7.

 

Luana Ribeiro foi eleita, também com 17 votos, para o cargo de vice-presidente da Mesa Diretora da Casa, exercendo por mais dois anos consecutivos o cargo que exerce atualmente na AL. Luana concorreu ao cargo nesta eleição com Valdemar Júnior. Em clima bem descontraído a deputada destacou que o cargo da vice-presidente foi mais disputado que o de Carlesse. “Pense em um cargo difícil! Foi muito concorrido, todo mundo queria ser vice”, afirmou Luana.

 

A votação foi realizada através de cédulas individuais e os votos foram contados e conferidos pelos deputados Olyntho Neto (PSDB) e Paulo Mourão (PT). Assim que foi anunciado o resultado das eleições, Mourão afirmou que dos 17 votos que Carlesse recebeu, quatro não foram marcados corretamente nas cédulas. “Quatro votos foram marcados com identificações personificadas, com estrelinhas, por exemplo. Isso é pessoal e é contra o regimento, não pode acontecer. Não podemos deixar que isso levante suspeitas”, disse Mourão. O deputado solicitou que seja aberto um processo administrativo interno para investigar a situação. Damaso garantiu que no momento oportuno a situação será analisada.

 

O deputado Eduardo Siqueira (DEM) questionou a afirmação de Mourão sobre a marcação dos votos. “Não interessa se é bola, estrela ou X. O regimento não diz isso”, afirmou Siqueira.

 

Composição da Mesa Diretora

A chapa encabeçada por Carlesse obteve vitória em todos os cargos com 17 votos, exceto na 3ª secretaria, em que Cleiton Cardoso obteve 16 votos.

 

Após Luana Ribeiro conquistar a vice-presidência, Toinho Andrade foi eleito para a 2ª vice-presidência. Ele concorreu com Rocha Miranda (PMDB). A 1ª secretaria ficou com o deputado Jorge Frederico (PSC) e foi concorrida com Vilmar de Oliveira.

 

Na 2ª secretaria, Nilton Franco obteve vitória e a vaga foi disputada com o deputado Elenil da Penha. A 3ª secretaria ficou para Cleiton Cardoso, na disputa com o deputado Paulo Mourão.

 

Em todas as votações dos cargos, Mourão denunciou marcação personificada de votos para a chapa de Carlesse. Porém, na votação da 3ª Secretaria, na qual Mourão disputou, o petista recebeu oito votos e foi Olyntho Neto quem fez denúncia desta vez. “Quero registrar aqui que o deputado Paulo Mourão também recebeu um voto personificado”, afirmou. Segundo Olyntho, ao invés de uma estrelinha foi feito o desenho de uma carinha feliz.

 

Encerrando a votação, a 4ª e última secretaria foi conquistada pelo deputado Zé Roberto. O cargo foi disputado com o deputado Amélio Cayres.

 

A nova mesa diretora toma posse no dia 1º de fevereiro de 2017 e os integrantes ficam nos cargos até 31 de janeiro de 2019.

 

Clima na AL

O clima durante a sessão foi tranquilo entre os parlamentares e teve até distribuição de bombons aos deputados, feita por Olyntho Neto. Minutos antes da votação, Carlesse e Damaso também conversaram animadamente e a definição do novo presidente ocorreu em poucos minutos.

 

Carlesse fez campanha e contou com o voto e apoio de 17 deputados, conforme foto divulgada. Os deputados do grupo de Carlesse, além de seu próprio voto, são: Eduardo Siqueira Campos, Luana Ribeiro, Olyntho Neto, Ricardo Ayres, Amália Santana, Valderez Castelo Branco, José Bonifácio, Toinho Andrade, Cleiton Cardoso, Eli Borges, Nilton Franco, Wanderlei Barbosa, Jorge Frederico, Eduardo Bonagura, Júnior Evangelista e Zé Roberto

 

(Matéria atualizada às 12h34 de 08/07/2016)

Comentários (0)