Após anúncio de golpe militar, Dorinha e Halum estão retidos na Turquia

Após as forças armadas anunciarem golpe militar na Turquia, os deputados tocantinenses estão retidos em Istambul. Os deputados estavam em missão nos Jogos Mundiais Escolares desde o dia 11

Deputados estão retidos na Turquia
Descrição: Deputados estão retidos na Turquia Crédito: Divulgação

Estão retidos em um hotel em Istambul, Turquia, os deputados federais César Halum e Professora Dorinha Seabra, devido as forças armadas anunciarem nesta sexta-feira, 15, golpe militar contra o governo daquele País. Além dos deputados da bancada tocantinense estão os deputados Evandro Roman (PSD/PR), Cabuçu Borges (PMDB/AP) e Roberto Góes (PDT/AP).

 

O grupo de deputados estava na Turquia para acompanhar os Jogos Mundiais Escolares, o Gymnasiade 2016 em missão oficial representando a Comissão de Esporte da Câmara. A missão iniciou na última segunda-feira, 11. Em nota a assessoria de imprensa de Dorinha informou que o voo de retorno ao Brasil que estava previsto para este sábado, 16, foi cancelado, uma vez que o aeroporto de Istambul encontra-se fechado.

 

Ainda segundo a nota, os parlamentares estão bem e recebendo toda a assistência necessária da Embaixada Brasileira, com o embaixador Paulo França. Os deputados devem permanecer no hotel até a situação seja normalizada.

Halum justifica

Está circulando nas redes, um vídeo que Halum explica o que está acontecendo, pede para que as famílias fiquem tranquilas e ainda relata o momento de tensão que passaram. “Fomos surpreendidos com este golpe militar. O aeroporto fechado, todas vias de acesso fechadas. Houve troca de tiros, conflitos na capita”, relatou o deputado.

 

Ainda segundo o parlamentar, a orientação é que os deputados não devem sair do hotel. “Estamos em um hotel e a recomendação é de não nem na porta do hotel porque o exército tomou conta das ruas e está tendo algumas manifestações”, afirmou.

Atletas seguros

Em relação aos atletas brasileiros que participam dos Jogos Mundiais Escolares, a delegação se encontra na cidade de Trabzon, localizada a 900km de Istambul. Segundo informações da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, não há manifestações na cidade e os atletas estão em local seguro.

 

Também no vídeo, Halum tranquiliza as famílias dos jovens atletas. “Queria dizer que estamos todos bem assistidos. A embaixada brasileira tem feito um trabalho perfeito e que vocês fiquem tranquilos”, garantiu.

Confira a nota na íntegra

A Assessoria de Imprensa da deputada Professora Dorinha (Democratas) informa que a parlamentar  está retida em um hotel em Istambul, na Turquia, onde as forças armadas anunciaram um golpe militar contra o governo daquele País. Ela e os deputados César Halum (PRB/TO), Evandro Roman (PSD/PR), Cabuçu Borges (PMDB/AP) e Roberto Góes (PDT/AP) foram à Turquia para acompanhar os Jogos Mundiais Escolares, o Gymnasiade 2016 em missão oficial representando a Comissão de Esporte da Câmara.

 

O retorno ao Brasil estava previsto para este sábado, 16, mas o voo foi cancelado, uma vez que o aeroporto de Istambul encontra-se fechado. A informação é que os deputados devem permanecer no hotel até que a situação seja tranquilizada. Apesar do momento de tensão, a assessoria informa que os parlamentares estão bem e recebendo toda a assistência necessária da Embaixada Brasileira, com o embaixador Paulo França.

 

Em relação aos atletas brasileiros que participam dos Jogos Mundiais Escolares, a delegação se encontra na cidade de Trabzon, localizada a 900km de Istambul. Segundo informações da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, não há manifestações na cidade e os atletas estão em local seguro.

 

Comentários (0)