Sindicatos voltam à AL para cobrar deputados sobre negociação com o governo

Representantes de sindicatos se reuniram com a deputada estadual e líder do governo Valderez Castelo Branco nesta quinta-feira e reforçaram pedido de apoio dos deputados na negociação com o governo

Sindicatos buscam ajuda de deputados
Descrição: Sindicatos buscam ajuda de deputados Crédito: Foto: Antonio da Luz

Na manhã desta quinta-feira, 11, mais uma vez representantes dos sindicatos dos servidores em greve estiveram na Assembleia Legislativa e se reuniram com a deputada estadual e líder do governo Valderez Castelo Branco (PP), para cobrar um posicionamento do Estado referente ao pagamento da data-base 2015 e à negociação de 2016. A greve geral começou na última terça-feira, 9, e diversos órgãos estaduais não estão funcionando no Tocantins.

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe-TO), a deputada informou que o posicionamento do governo permanece o mesmo e não tem nenhuma proposta para ser apresentada à categoria. “A deputada garantiu que vai voltar a conversar com o governo, porém isso só mostra a falta de respeito e compromisso com os servidores e com a população, que está sendo prejudicada com os serviços parados”, afirmou o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro.

 

Ainda na ocasião, os sindicalistas foram informados que o secretário da Fazenda, Edson Nascimento, está viajando para Goiás e só retorna no próximo dia 16. Segundo Pinheiro, a mobilização para sensibilizar os deputados estaduais continuará. “Precisamos fazer com que o governo nos atenda e pague os direitos da categoria. Vamos continuar insistindo para que os deputados ajudem na negociação”, informou.

 

Pinheiro lembrou ainda que o Sisepe vai ingressar com uma ação na Justiça contra o Governo do Estado por causa de supostas ameaças aos servidores que estão participando da greve. Segundo o sindicato, as ameaças vão desde o corte de ponto à retiradas de cargos em comissão e das gratificações. “Recebemos uma ligação com orientações dos supervisores e superintendentes para que fosse passado um e-mail informando os nomes de todos os que estão aderindo à greve”, contou um servidor público efetivo da Secretaria da Fazenda.

 

Buscando apoio

Na manhã de ontem, 10, os grevistas de Palmas estiveram na Assembleia Legislativa para pressionar os deputados estaduais a colaborarem com a articulação do pagamento da data-base. Eles lotaram as galerias do Plenário e conseguiram que os presidentes dos Sindicatos fossem recebidos por uma comissão de deputados estaduais. Aos Sindicatos, os deputados chegaram a afirmar que vão convocar o secretário Geral de Governo e Articulação Política, Lyvio Luciano Carneiro, que também é presidente do Comitê Gestor, para que apresente uma proposta a ser deliberada pela categoria e assim, ponha fim à greve. Os deputados também assumiram o compromisso de que, assim que articularem junto ao Governo, entrarão em contato com o Sisepe e os demais Sindicatos para tratar dos avanços na negociação.

Comentários (0)