Câmara de Goiatins aprova licença de prefeito preso pela Polícia Federal

A licença impede que o chefe do Poder Executivo, perca o mandato por abandono do cargo, uma vez que a legislação permite o afastamento de 15 dias sem autorização da Câmara

Prefeito de Goiatins, Vinicius Donnover
Descrição: Prefeito de Goiatins, Vinicius Donnover Crédito: Divulgação

O prefeito de Goiatins, Vinicius Donnover Gomes (PSC), preso desde o dia 27 de julho, teve o pedido de licença por interesse particular aprovado pela Câmara de Vereadores na última quinta-feira, 11.A licença sem remuneração é de 30 dias. Gomes e a esposa foram presos pela Polícia Federal Operação Bagration suspeitos de participarem de organização criminosa que desviou recursos públicos. Aproximadamente R$ 10 milhões foram desviados dos cofres públicos.

 

 A licença impede que o chefe do Poder Executivo, perca o mandato por abandono do cargo, uma vez que a legislação permite o afastamento de apenas 15 dias sem autorização da Câmara.

 

Segundo informações que o T1 Notícias teve acesso, a sessão esquentou os ânimos dos vereadores a favor e contra o prefeito com discussões acaloradas. Porém a  licença por interesse particular não impede que um possível o processo de cassação seja iniciado vereadores ou pelo Ministério Público Federal.


 

Por determinação da justiça, no último dia 2 de agosto, o vice-prefeito Manoel Natalino Pereira (PP) continuará assumiu o cargo de prefeito.

Prejuízo

Conforme a PF, a organização criminosa atua desde o ano de 2012, quando Vinicius assumiu a prefeitura de Goiatins. Estima-se que os prejuízos causados pelo esquema aos cofres da União sejam de cerca de R$10 milhões. A investigação, iniciada em 2015, revelou a existência de esquema criminoso, cujos integrantes (prefeito, primeira dama, secretários de Finanças, Saúde, Recursos Humanos, contadores, dentre outros servidores públicos) falsificavam contracheques de servidores “laranjas”, os quais eram utilizados para a obtenção de empréstimos consignados perante instituições financeiras.

 

Comentários (0)