A pedido de Luana Ribeiro, audiência pública debaterá suspensão de benefícios

Luana Ribeiro lidera audiência pública para tratar da segurança pública do Estado; evento está marcado para a próxima terça-feira

Luana quer discutir suspensão de realinhamento
Descrição: Luana quer discutir suspensão de realinhamento Crédito: Clayton Cristus/AL

Atendendo a um requerimento da deputada estadual Luana Ribeiro (PR), vice-presidente da Assembleia Legislativa, será realizada na próxima terça-feira, 10, às 15 horas, na Casa de Leis, uma audiência pública para debater as medidas adotadas pelo governo do Estado para suspender as leis que concederam benefícios aos policiais civis e à Polícia Militar. “Queremos chamar as entidades para o diálogo, para o debate e para a solução efetiva dos problemas. Estamos tomando uma atitude para que a polícia possa voltar às ruas e garantir a segurança da população”, disse.

 

No requerimento 000620 de 12 de fevereiro de 2015, a parlamentar solicita a participação das associações das polícias civil e militar e Corpo de Bombeiros, sindicatos, conselhos, ex e atuais secretários de Segurança Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Tocantins) e entidades da sociedade civil organizada.  Os policiais civis estão em greve há uma semana, para protestar contra o decreto do governador Marcelo Miranda que suspendeu os efeitos financeiros da lei 2.851/2014. Resultado de mais oito anos de negociação e luta da categoria junto ao governo do Estado, a lei faz o alinhamento das carreiras dos policiais civis de nível médio aos de nível superior, deixando apenas um nível na corporação.

 

Onda de crimes

Em discurso, a deputada Luana demonstrou sua preocupação com os crimes que vêm acontecendo no Estado. Do último final de semana para cá, cinco ônibus foram incendiados, sendo dois em Palmas e três em Araguaína; um ônibus foi alvejado por bandidos; uma delegacia incendiada  em Colméia; e foi ateado fogo numa cadeia em Cariri. “Nunca vivemos isso aqui no Tocantins e agora sabemos pelo Ministério Público e pela Secretaria de Segurança Pública que temos uma facção criminosa atuando no Estado. Isso é muito grave”, disse.  Luana  chamou o governo à responsabilidade. “Quais são as ações concretas que o governo está fazendo para conter os crimes e devolver a segurança à sociedade?”, questionou. Segundo ela, não adianta tentar politizar movimento grevista. “É hora das instituições assumirem suas responsabilidades e dialogar, porque precisamos da polícia nas ruas para dar segurança à população”.

 

A parlamentar denunciou que falta material para os policiais, a exemplo de coletes a prova de balas. “Quando falamos em valorização da polícia, não estamos falando apenas de salário, mas de estrutura, de equipamentos”, defendeu a deputada.  Luana também recebeu as esposas e familiares dos policiais militares, que visitaram a Assembleia, para sensibilizar a sociedade sobre as perdas que a PM teve com a suspensão dos direitos.

 

Comentários (0)