Em audiência na Câmara, Luana diz que BRT contempla necessidade da Capital

Luana Ribeiro representou a Assembleia Legislativa na audiência pública que ocorre na útima sexta-feira na Câmara de Palmas

Luana representou a Assembleia Legislativa
Descrição: Luana representou a Assembleia Legislativa Crédito: Isis Oliveira/AL

A deputada estadual Luana Ribeiro (PR), vice-presidente da Assembleia Legislativa, representou o Parlamento na  audiência pública para discutir o projeto do Transporte BRT (Bus Rapid Transit - veículo leve sobre pneus). O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transportes, foi realizado na noite desta sexta-feira, 27, na Câmara Municipal de Palmas.

 

Para Luana Ribeiro, o projeto contempla uma necessidade da Capital e um sonho antigo dos palmenses. “Fico feliz em estar participando de mais uma etapa do BRT. Meu pai, senador João Ribeiro (in memorian) foi peça fundamental neste projeto, chegou a debater isso no Congresso e conseguiu alocar recursos. Além disso, acredito que a mobilidade urbana é importante para o desenvolvimento da cidade”, destacou.

 

Para o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), o BRT virá para integrar Palmas e gerar oportunidades. “É mais que um sonho, teremos também um impacto econômico e de crescimento, que possibilitará unir a cidade de Norte a Sul”, disse. Segundo o prefeito, em breve a parte de infraestrutura será iniciada.

 

Diversas autoridades compuseram a mesa de honra, entre elas, o presidente da Câmara, vereador Rogério Freitas (PMDB), o presidente do Instituto Municipal de Planeamento Urbano de Palmas (IMPUP), Luiz Masaru Hayakawa, e o procurador geral do município, Públio Borges. 

 

Licitação

O foco da audiência pública foi basicamente o edital de licitação do BRT, que será no Regime Diferenciado de Contratação (RDC), já adotado em outros projetos, a exemplo das Olimpíadas. A contrapartida da Prefeitura na obra é de R$ 8 milhões.

 

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, o  projeto do BRT foi dividido em duas partes: Palmas Centro e Palmas Sul, que consiste na implantação de uma sistemática de transporte com operação regulada por sistema de planejamento, gestão e controle operacional inteligente, circulando em faixa exclusiva e segregada, estações localizadas nos canteiros centrais das avenidas, com embarque em nível e pagamento antecipado nas estações.

 

Edital

O edital que será lançado em breve contempla o BRT Palmas Sul, composto por regularização ambiental, implantação de 18 estações de passagem, 01 Terminal Urbano em Taquaralto e 01 Terminal Metropolitano, entre a Av. LO-27 e Av. NS-10, próximo à rodoviária. A extensão total do Corredor BRT Palmas Sul é de 15,45km. Serão executados ainda, 2,7km de abertura de via com faixa exclusiva na Av. NS-10, ligando o Terminal Metropolitano ao corredor BRT.

 

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