Em reunião do Comitê de Mulheres, Luana Ribeiro pede fim de crimes de estupro

A deputada foi a única brasileira a compor mesa e representou o país e o TO. Luana é representante da Unale, como 1ª secretária da entidade e do Parlamento Regional e Organizações Interparlamentares

Deputada Luana Ribeiro participa de evento
Descrição: Deputada Luana Ribeiro participa de evento Crédito: Foto: Ascom

O combate à violência contra a mulher, principalmente o rigor na investigação e punição de estupradores e violentadores, e uma maior participação feminina na política foram os temas abordados pela deputada estadual Luana Ribeiro (PDT) durante a reunião do Comitê Executivo da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas. O evento faz parte da COPA (Confederação Parlamentar das Américas) e está acontecendo dentro da 20ª Conferência Nacional da  Unale, que acontece até sexta-feira, em Aracaju (SE).

 

A deputada foi  a única brasileira a compor mesa e representou o país e o Tocantins na reunião. “Não podemos mais tolerar que mulheres sejam estupradas. Precisamos ser respeitadas, desde o nosso corpo, nossa opinião e posicionamentos”, disse. Luana é representante da Unale, como 1ª  secretária da entidade e do Parlamento Regional e Organizações Interparlamentares.  “São crimes hediondos. No Tocantins, as mulheres também têm sofrido”.

 

A parlamentar também destacou a participação ainda tímida das mulheres na política, mesmo elas sendo a maioria do eleitorado brasileiro. 

 

Carta a Temer

Elaborada durante o evento, uma carta questionando a ausência de mulheres no primeiro escalão do Governo será entregue ao presidente Michel Temer (PMDB). “Não podemos admitir que não haja mulheres no primeiro escalão do governo brasileiro. Tenho certeza que existem muitos nomes femininos que se destacam”, disse a deputada e presidente da Câmara de Deputados de Santa Fé (Argentina), Alicia Gutierres.

 

Mulher na Unale

Luana ressaltou a Unale como exemplo de diversidade de gênero. “A nossa próxima presidente será uma mulher, a deputada estadual Ana Cunha (PSDB/PA) e isso mostra a maturidade da entidade”.

 

Presente no evento, a deputada Ana Cunha agradeceu a deferência e ressaltou que a Unale terá sua segunda presidente mulher, desta vez numa chapa de consenso. “Vivemos um momento de consolidação da mulher nas entidades, mas precisamos de ir além. Precisamos participar das discussões de saúde, também. Hoje ainda sofremos com doenças que poderiam ser evitadas com políticas públicas, a vacina do HPV é um exemplo”, falou a deputada que é médica obstetra.

 

Também participaram da reunião, Maryse Gaudreault, da Assembleia Nacional de Quebec, a deputada Romina Perez, da Bolívia, e a senadora mexicana, Sonia Rocha Acosta, entre outras parlamentares.

 

 

Comentários (0)