Gaguim cobra governo do Estado sobre reativação de máquina de radioterapia

A situação da máquina foi citada, inclusive, no jornal “Bom Dia Brasil” da Rede Globo de televisão e cita o Tocantins como um dos três estados da federação que tem apenas um aparelho de radioterapia

Deputado Carlos Gaguim
Descrição: Deputado Carlos Gaguim Crédito: Ascom

O deputado Carlos Henrique Gaguim usou a Tribuna da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 6, para solicitar novamente ao governo do Estado do Tocantins que providencie a reativação imediata da única máquina de radioterapia do Estado e que está inoperante há mais de um mês.

 

A situação da máquina foi citada, inclusive, no jornal “Bom Dia Brasil” da Rede Globo de televisão e cita o Tocantins como um dos três estados da federação que tem apenas um aparelho de radioterapia para atender toda a população do Estado.

 

“Hoje os tocantinenses com câncer que necessitam fazer radioterapia estão sem tratamento e isso é inadmissível! Para mim isso é falta de gestão”, aponta Gaguim.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê a necessidade de uma máquina para cada 300 mil habitantes. O Tocantins tem aproximadamente 1,5 milhão de habitantes e nesse caso necessitaria de pelo menos 5 aparelhos.

 

“Não vou descansar até conseguir arrumar esta máquina de radioterapia. Temos que juntos unir esforços para conseguirmos! Vou requerer mais duas máquinas para o nosso estado junto ao Ministério da Saúde, pois quando uma máquina quebrar a população terá outras duas máquinas de radioterapia para os enfermos”, afirmou o ex-governador.

Comentários (0)