Gaguim protocola indicações que visam desenvolvimento do Matopiba

Atualmente, existe um plano de Investimentos em logísticas – PIL, em que estão previstos R$ 86 bilhões de investimentos no modo ferroviário.

Deputado federal Carlos Gaguim
Descrição: Deputado federal Carlos Gaguim Crédito: Ascom

O deputado Carlos Henrique Gaguim protocolou na Câmara dos Deputados duas indicações que visam o desenvolvimento da região do Matopiba. A primeira indicação sugere ao Poder Executivo, por intermédio do Ministério dos Transportes, a realização de investimentos em ferrovias e hidrovias para favorecer o escoamento da produção da região do Matopiba.

 

“Precisamos criar mecanismos para o desenvolvimento desta região tão importante para o Brasil e para o mundo”, disse Gaguim.

 

Atualmente, existe um plano de Investimentos em logísticas – PIL, em que estão previstos R$ 86 bilhões de investimentos no modo ferroviário. Alguns desses investimentos beneficiam diretamente a região do Matopiba.

 

“Nesse sentido já estão previstos investimentos no modo ferroviário, porém precisamos que esta verba saia do papel, por isso, solicitei um empenho do Ministro dos Transportes na liberação desta verba”, concluiu Gaguim.  

 

Já no plano de desenvolvimento de hidrovias sabe-se que a eclusa de Tucuruí, no rio Tocantins favoreceu o transporte, principalmente de grãos, na região do Matopiba, trazendo, os investimentos no aumento da capacidade produtiva. “A hidrovia do Tocantins é uma grande alternativa para superar a deficiência de infraestrutura na região”, afirmou Gaguim.

 

O potencial de transporte hidroviário na área pode chegar a 18 milhões de toneladas. No entanto, são necessários outros investimentos para que a região aproveite a capacidade hidroviária disponível.

Comentários (0)