PL do vereador Folha propõe que Palmas comemore a “Semana dos Maranhenses”

Atualmente, conforme os números levantados quase 20% dos Palmenses vieram do Maranhão e quase 50% tiveram origem de cidades do interior do Tocantins.

Vereador Folha
Descrição: Vereador Folha Crédito: Ascom

Na sessão desta quarta-feira, o vereador Folha levou à tribuna a proposta de Projeto de Lei que institui a Semana dos Maranhenses em Palmas. Folha propôs que as comemorações em homenagem aos maranhenses anteceda o dia 8 de setembro, data em que se comemora a Fundação da Cidade de São Luís, a capital maranhense.

“O que a história nos mostra é que os maranhenses deixam em Terras Tocantinenses fortes influencias e um legado de conquistas, que se entrelaça com a própria história de surgimento e consolidação do Tocantins”. Disse Folha ao justificar a sua proposta.

Folha argumentou que, por ser filho de maranhenses, leva consigo admiração pelos emigrantes, “sou filho de maranhense e cresci com costumes, crenças e grande respeito pelos maranhenses”.

Atualmente, conforme os números levantados quase 20% dos Palmenses vieram do Maranhão e quase 50% tiveram origem de cidades do interior do Tocantins. O dado da origem dos maranhenses foi apontado pelo IBGE em 2010 e dizia que cerca de 20% dos moradores da nossa cidade eram maranhenses.

Até o momento nenhum Estado comemora o dia dos imigrantes maranhenses, e essa homenagem é de grande relevância para a nossa cidade, uma vez que absorvemos os costumes, as tradições, a culinária e alguns dizeres do povo Maranhense.

O vereador Folha conclui dizendo sobre a contribuição deixada pelos maranhenses no processo de povoação do Tocantins. “Ajudaram a construir não só as paredes da nossa cidade, mas também continuam a contribuir com a formação da nossa história”. Finalizou.

 

 

Comentários (0)