Distrito de Taquaruçu se destaca como opção para esportes radicais e lazer

Taquaruçu fica a 32km de Palmas e atrai turistas de vários lugares. O distrito oferece muitas opções de lazer e diversão aos visitantes

Rapel na Cachoeira da Roncadeira
Descrição: Rapel na Cachoeira da Roncadeira Crédito: Thiago Sá

Para quem procura um lugar que reúna tranquilidade, esporte radical, cachoeiras e ainda uma biodiversidade que encanta seus visitantes, o Distrito de Taquaruçu, localizado a 32 km de Palmas oferece todas essas opções.

 

Na tirolesa com mais de 1500 metros e com uma média de 60km/h, não faltará adrenalina. Considerada a 5º maior tirolesa do País, o local pode ser facilmente encontrado pelos visitantes que sobem a serra, basta apenas observar as placas de identificação turísticas espalhadas pelo distrito. O ponto de partida para a aventura inesquecível fica na Chácara Pontal do Meio e a prática é sempre feita aos finais de semana e feriados. Já durante a semana, precisa ser feito um prévio agendamento. A descida é feita por profissionais especializados e por equipamentos que obedecem as normas de segurança.

 

O empresário Rogério França Borges, que é parceiro no empreendimento da tirolesa garante que o passeio é seguro e proporciona momentos inesquecíveis. “É um esporte para quem gosta da natureza, emoção e da sensação de voar e queira desafiar os limites e o medo de altura".

 

Rogério afirma que o empreendimento recebe em média 150 pessoas por mês, chegando a 180 visitantes por mês, em julho e agosto. "Nessa última quinzena de dezembro recebemos um número record de pessoas na tirolesa, só em 15 dias mais de 130 visitantes e muitos vindos de outras cidades e estados". O empresário apontar que o record se deu devido o crescimento de turistas na cidade, a instalação pela Prefeitura das placas de sinalização turística e a maior divulgação do local.

 

Subindo um pouco mais a serra pela TO-030, sentido Distrito de Buritirana, fica a Cachoeira da Roncadeira. Com uma trilha de 1500 metros cercada pela mata nativa, o visitante pode contemplar uma diversidade de aves e se deparar com pequenos animais nativos do cerrado como macacos, que dão o nome de outra cachoeira na mesma trilha, a do Escorrega Macaco. Ambas as cachoeiras ficam em uma área particular, e têm a entrada controlada para facilitar a preservação ambiental.

 

A Cachoeira da Roncadeira é conhecida por ser um local de contemplação, e com um paredão de 70 metros em condições propícios para a prática de rapel é cenário certo para os mais aventureiros. Para seguir a trilha íngreme até a descida da cachoeira, o visitante precisa ter além de coragem, um bom preparo físico. Um sacrifício que fica pequeno ao sentir a emoção de descer a deslumbrante queda d’água e sentir as águas geladas de Taquaruçu relaxar todo o corpo. A aventura é sempre acompanhada de profissionais treinados para garantir a segurança do passeio. 

 

Indo para a região de Taquaruçu Grande, na Serra de Lajeado, a aventura pode vir pelo céu. O parapente no céu de Palmas é uma boa dica ao visitante que gosta de aventura. 

 

O clima seco, as condições termais e de vento da cidade são ideais para a prática de voo livre. As decolagens são feitas na Serra do Carmo e os visitantes podem ter acesso ao local pela estrada de chão em frente ao Posto Eldorado, saída para a cidade de Aparecida do Rio Negro, bastando seguir as placas de indicação. São 11 km de estrada de chão até a rampa de decolagem. 

 

Sossego em meio à natureza 

Mas, Taquaruçu não é só visitado pelos amantes de aventura, o clima ameno e ambiente bucólico do local atraem visitantes que buscam um pouco de sossego em meio à natureza. O Distrito também oferece aos seus visitantes uma boa gastronomia, com ingredientes regionais, e artesanatos feitos com produtos do cerrado, como o babaçu, milho, buriti. As pousadas e hotéis fazendas são uma boa opção para quem quer fugir do estresse do dia-a-dia ou para quem quer aproveitar todos os atrativos que esse paraíso, que fica no coração do Brasil, oferece.

 

Para o presidente da Agência Municipal de Turismo, Cristiano Rodrigues, Taquaruçu é um local que tem muito potencial para expandir a prática do turismo de aventura. “Com o Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, que estamos desenvolvendo junto com o Sebrae e os proprietários de empreendimentos turístico do Distrito estamos trabalhando para expandir todo o “trade” turístico do local. Para isso, estamos promovendo capacitações, visitas técnicas e consultorias nos empreendimentos turísticos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, com o objetivo de impulsionar o turismo na nossa Capital”, ressalta.

 

Arte ao Cubo

Ainda como opção de lazer para o final de semana, o Sesc está com umaexposição na praça ao lado do Centro de Atividades do Sesc em Palmas, na 502 Norte. É a exposição “Poiesis3”, ou Poesias ao Cubo, de Marina Boaventura, do Projeto Arte ao Cubo do Sesc Palmas, que continua aberta à visitação pública até o dia 25 de fevereiro.
 

Poiesis³ ou Poesias ao Cubo é um site specific que considera como elementos estéticos os cubos e o meio circundante para o qual a obra foi elaborada. Inspirada em lençóis expostos em varais, a proposta da artista foi a de criar uma obra que mistura a ocupação do espaço da praça com as artes visuais e a literatura. “As palavras pintadas nos lençóis com o balançar do vento adquirem uma liberdade, se misturam com as cores aquareladas no tecido transparente e ganham nova vida poética”, ressalta Vone Petson, promotor em Artes Visuais do Sesc Tocantins.
 

Os lençóis contêm textos em forma de haicais ou poemas curtos de Matsuo Bashô, Paulo Leminski, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Adélia Prado, Cora Coralina, Guilherme de Almeida, Cecília Meireles, Hilda Hilst, Guimarães Rosa, Simone de Beauvoir, Ferreira Gullar, Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, Mário Quintana, Yeda Prates Bernis, Olavo Bilac, Arnaldo Antunes, Osmar Casagrande, Ana Isabel Friedlander, Otávio Fraz, Tião Pinheiro, José Gomes Sobrinho, Edson Cabral, Gilson Cavalcante, Odir Rocha, Orley Massoli, Ronaldo Teixeira, Lita Maria,  Márcio Melo, Aline Loss Rodrigues, Almecides Pereira, Irma Galhardo, Lia Testa, Ricardo Carlin, entre outros.
 
 

Marina Boaventura

Marina Teixeira de Souza Boaventura (Rio Paranaíba-MG), reside em Palmas (TO). Graduada em Artes Plásticas pela UFU de Uberlândia (MG), com especialização em Ensino de Artes Plásticas pela Ufu. Participou de várias exposições individuais e coletivas, e performances em Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Pará, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paris, na França. A mais recente realizada foi a individual – “Cartas de um Náufrago em Mim” – Galeria Sesc de Artes, em 2015 em Palmas (TO).

 

(Com informações da Secom Palmas e Sesc)

 

(fotos: Turismo/TO)

Comentários (0)