Mercado absorve mão de obra tocantinense qualificada em Agroindústria

Setor da Agroindústria cresce e potencial do Tocantins na área atrai indústrias. Com demanda crescente por mão de obra qualificada, tocantinense capacitado tem acesso mais fácil ao mercado de trabalho

Pessoas qualificadas tem fácil acesso ao mercado
Descrição: Pessoas qualificadas tem fácil acesso ao mercado Crédito: Lourenço Bonifácio

A soja, o milho e o arroz estão entre os grãos com maior rentabilidade no cultivo de lavouras dentro do Estado do Tocantins. Esse potencial para a agricultura tem atraído grandes indústrias do ramo alimentício, que se instalam e propiciam a geração de emprego e renda em diferentes regiões tocantinenses. Em Paraíso do Tocantins, município localizado na região Centro-Oeste do Estado, o cenário não é diferente.

 

Jovens como Ivanilde Souza, de 22 anos, com formação técnica em Agroindústria, encontram boa colocação nesse mercado em expansão na região. Ivanilde atualmente trabalha na empresa SLC Alimentos, indústria de grande porte que atua no mercado nacional de grãos como arroz branco e feijão. A jovem trabalha na empresa no setor de controle de qualidade do produto acabado. “Mas também participo de todo o processo de produção, desde a entrada do arroz em casca ao produto final. Manter o produto com o máximo de qualidade para a maior satisfação do cliente”, destaca.

 

A profissional ressalta o diferencial de permanecer na sua cidade em razão da oferta de empregos gerada por indústrias instaladas na região. “Muito bom. Pois não há necessidade de ir para outras cidades para procurar empregos.” Ivanilde reforça ainda que a oportunidade de se qualificar na área contribuiu para a sua rápida entrada no mercado de trabalho. “O curso me proporcionou uma visão desde a chegada da matéria prima até a saída do produto acabado. Também como o uso dos EPIs [Equipamento de Proteção Individual] e higienização”, disse se referindo às práticas adquiridas ao longo da capacitação.

 

Ivanilde é egressa do curso técnico integrado ao ensino médio em Agroindústria ofertado pelo Campus Paraíso do Tocantins, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). De acordo com a professora da área, Alessandra Vespúcio Vaz, em razão do Tocantins estar situado em uma das fronteiras agrícolas com “maior perspectiva de crescimento”, o fortalecimento do setor favorece o desenvolvimento da região gerando benefícios à população local. “Pelo fato de estarmos nessa região, a gente sente mais. Fica mais visível essa necessidade de qualificação e do aproveitamento do alimento de uma forma mais completa. O curso de Agroindústria, a localização da oferta, a qualidade da oferta do ensino que é tido aqui, vai realmente qualificar esse aluno a ir buscar uma boa colocação no mercado de trabalho”, sustentou.

 

Alessandra reforça ainda que o curso busca atender a demanda gerada pelo mercado em crescimento e que há, por parte das grandes empresas, a absorção da mão de obra capacitada não apenas em nível local ou regional, como também nacional. “O aluno, além de contribuir na indústria que necessita da mão de obra qualificada, vai gerar um menor custo e maior benefício para a empresa. Ele sai apto a consultorias, pode montar o seu próprio negócio, contribui de uma forma geral para o aproveitamento do alimento (...) O curso de Agroindústria capacita o aluno a atuar em qualquer área, em qualquer região do país”, concluiu.

 

Perspectiva

O estudante Carlindo Tavares, de 18 anos, está no último ano do curso técnico em Agroindústria do Campus Paraíso do Tocantins. O aluno destaca a importância da formação na preparação para enfrentar o mercado de trabalho. “É mais uma porta de entrada que estamos tendo na carreira profissional. Sem o curso técnico, seria mais difícil eu me inserir no mercado de trabalho”, disse.

 

Segmento em expansão

Segundo informações disponibilizadas pela Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), o Tocantins possui cerca de 14 milhões de hectares ocupados e/ou disponíveis para a produção agrícola. O arroz representa a segunda cultura em área mais plantada no Estado. Em primeiro lugar se destaca a soja, considerada o principal cultivo para exportação e, em terceiro, aparece o milho entre as principais lavouras cultivadas.

 

Comentários (0)