Prefeituras e agroindústria firmam parceria para gerar emprego no interior

Municípios pequenos e com pouca oferta de emprego estão firmando parcerias com a Frango Norte para empregar moradores. Geração de emprego interfere diretamente na renda que movimenta o comércio

Agroindústria emprega moradores de outras cidades
Descrição: Agroindústria emprega moradores de outras cidades Crédito: Lourenço Bonifácio

O município de Barrolândia, localizado a 105km de Palmas, enfrenta um cenário típico dos municípios pequenos do Tocantins: oferta reduzida de emprego. Muitas pessoas que trabalham dentro do próprio município são servidores da Prefeitura, diaristas, que fazem os chamados “bicos”, ou atuam na zona rural da cidade.

 

Diante desta situação e com vagas em aberto, uma das maiores agroindústrias do estado do Tocantins resolveu firmar parcerias com Prefeituras do interior em busca dessa mão de obra. O município de Barrolândia é um dos parceiros da Frango Norte para geração de emprego e muitas pessoas estão tendo agora uma oportunidade de ter um trabalho fixo, com salário garantido e carteira assinada.

 

O gerente de Recursos Humanos da empresa, Francisco de Assis Gomes, que a parceria se dá da seguinte forma: “a Prefeitura entra com o transporte e a empresa com o emprego e a refeição, o funcionário não tem nenhuma despesa para vir trabalhar”.

 

Conforme ele reforça, nos municípios pequenos são poucas as oportunidades de trabalho. “Nessas regiões o trabalho é escasso. Quem não trabalha na Prefeitura trabalha na roça, ou de doméstica, diarista. Então, muitos trabalhadores passam de um rendimento que não era fixo para um salário que é bem acima do salário mínimo”, ressalta o gerente de RH.

 

Municípios pequenos, baixa arrecadação e poucas oportunidades

A prefeita de Barrolândia, Leila Rocha, conta que buscou a parceria com a Frango Norte devido à falta de oportunidade no município. “Municípios pequenos como o nosso tem a arrecadação baixa, tendo como principal o FPM [Fundo de Participação dos Municípios], são poucas as oportunidades de emprego aqui. Então procurei a empresa para ver uma forme de estar empregando as pessoas que querem trabalhar, haja vista que a gente não tem condições de oferecer esse emprego ainda”, relata.

 

Para a prefeita, a parceria foi muito positiva, pois, ao empregar moradores do município, é gerada renda que movimenta o comércio da cidade.

 

Emprego muda condições de vida dos trabalhadores

Segundo a prefeita de Barrolândia, aproximadamente 50 pessoas foram empregadas através dessa parceria com a agroindústria. Dois exemplos são Adriano Ramos e Elvis Martins, ambos com 24 anos de idade.

Adriano Ramos trabalha na Frango Norte há um ano e quatro meses, antes de conseguir esse emprego ele trabalhou como operador de máquinas e açougueiro. Ele conta que essa oportunidade viabilizada a partir da parceria foi muito boa. “Para mim essa parceria foi muito boa. Até tem emprego na minha cidade, mas eu não ganharia lá o que eu ganho aqui”, destaca ao se referir do salário e dos benefícios que a empresa oferece.

 

Apesar de ter que viajar todos os dias para chegar ao trabalho, Ramos considera o emprego como uma conquista. “A gente acorda mais cedo, mas chega mais cedo também e, apesar da distância, nada é difícil para quem quer adquirir as coisas. Estou muito satisfeito e tenho orgulho de falar que trabalho aqui”, diz.

 

Há um ano e oito meses empregado na Frango Norte, Elvis Martins também avalia positivamente a parceria e a oportunidade que teve. “Para mim foi muito bom, eu estava desempregado quando surgiu a oportunidade. Eu soube que a Prefeitura estava pegando currículo e levei o meu na esperança de ser chamado rápido. E eu fui um dos primeiros”, conta.

 

“Para mim, emprego é bom em qualquer lugar. E tendo o transporte e a alimentação pra gente ficou melhor ainda. Lá em Barrolândia, para muitos serviços você tem que ter a condução, gasta com gasolina, e aqui a empresa nos fornece tudo”, ressalta o funcionário ao comentar a satisfação com o trabalho.

 

Parcerias

Além do município de Barrolândia, a Frango Norte também tem parcerias com as Prefeituras de Oliveira de Fátima, Divinópolis, Santa Rita e Monte Santo. 

Comentários (0)