Senar dá início à implantação do Centro de Excelência de Florestas em Palmas

A abertura oficial das reuniões do comitê técnico acontecerá nesta terça-feira, 29, às 8h30, no auditório do Hotel Vitória Plaza Hotel.

A implantação dos Centros de Excelência em Educação Profissional Tecnológica e Assistência Técnica Rural faz parte de um grandioso e inovador projeto do SENAR, onde a instituição começa a se inserir no contexto da Educação Formal, através da oferta de cursos regulamentados por legislação do âmbito do Ministério da Educação – MEC ou do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, por meio da oferta de cursos técnicos de nível médio e tecnológicos.

 

Os Centros de Excelência têm como objetivo contribuir para a competitividade e o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro por meio da qualificação profissional de produtores e trabalhadores rurais, da capacitação de instrutores e técnicos para atuar na assistência técnica rural, da formação de técnicos de nível médio e do incentivo à pesquisa, empreendedorismo e inovação.

 

Palmas irá sediar o Centro de Excelência de Florestas, que terá sua primeira, com 30 alunos inscritos, em setembro deste ano. A temática desse Centro foi escolhida pela aptidão do Estado do Tocantins, fortalecendo sua identidade como referência na cadeia produtiva.

 

COMITÊ TÉCNICO NACIONAL DE FLORESTAS

Com o objetivo de consubstanciar o conteúdo dos cursos técnicos de nível médio o SENAR Tocantins, em parceria com o SENAR Central, nos dias 29, 30 e 31 deste mês, realizará o Comitê Técnico Nacional de Florestas, onde serão identificadas as ocupações da referida cadeia e o perfil profissional dos novos técnicos a serem formados.

 

Trata-se de um fórum técnico consultivo, composto por diversos especialistas que, com sua expertise, contribuirão com o desenvolvimento das atividades para garantir um ensino de excelência.

 

Com uma representatividade nacional ele será composto por representantes das classes de produtores e trabalhadores rurais, da indústria, de associações, cooperativas, do meio acadêmico e pesquisa, da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), além de colaboradores do SENAR Nacional e SENAR Tocantins.

 

A capacitação do aluno integrando conhecimentos teóricos e práticos, nas diversas atividades do setor produtivo, contribuirá para o acesso imediato ao mercado de trabalho, um dos propósitos daqueles que buscam esses cursos, além da perspectiva de requalificação ou mesmo a reinserção no setor produtivo.

 

Comentários (0)