T1 Notícias Facebook Twitter Google Plus Rss

Roberta Tum - Política, Opinião e Notícias do Tocantins

Página Inicial
Plantão de Polícia
Já estão presos Ronaldo Spindola, Wagner Mendes e Antônio Batista
Divulgação
20/10/2010 12h27min
Polícia soluciona morte de professora em Xambioá: marido encomendou o crime para não dividir propina
Caso Isabel foi solucionado nesta quarta-feira, 20, de acordo com o delegado responsável pelas investigações, Evaldo de Oliveira Gomes, o crime foi planejado pelo esposo da vítima, Sérgio Mendes da Silva, após Isabel exigir parte do dinheiro recebido por ele em esquema de compra de votos. Parte dos participantes no crime foram presos entre ontem e hoje. Mandante está foragido.
Autor: Samia Cayres

Após a conclusão do inquérito na semana que passou novas informações permitiram que a polícia civil considerasse nesta quarta-feira, 20, que o Caso Isabel, como ficou conhecido em Xambioá fosse completamente solucionado. De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Evaldo de Oliveira Gomes, o crime foi planejadopelo esposo, Sérgio Mendes da Silva.

Em entrevista ao Site Roberta Tum na manhã desta quarta-feira, 20, o delegado informou que o crime foi motivado por queima de arquivo para esconderem esquema de compra de votos no do processo eleitoral de 2008 em Xambioá.

Tudo começou quando a chapa encabeçada pela prefeita Ione Leite (PP) ficou em segundo lugar nas eleições de 2008. O candidato a vice-prefeito derrotado, Clenio da Rocha Brito, teria encabeçado um movimento que resultou numa ação judicial movida pelo Ministério Público por compra de votos.

O motivo seria uma doação  ilícita de uma máquina pulverizadora feita pelo então prefeito a Sérgio Mendes da Silva que teria pedido cerca de R$ 40 mil para depor contra Richard Santiago Pereira, ex-prefeito da cidade.

Envolvimento de políticos

“O grupo se reuniu e comprou Sérgio Mendes da Silva, prometeram em dezembro de 2008 o valor de 40 mil, para ele depor contra o candidato Richard Santigo Pereira,  que foi cassado por compra de votos, mas recorreu e conseguiu liminar para continuar o mandato”, explicou.

De acordo com o delegado, a vítima Isabel Barbosa Pereira, que era professora e tinha optado em se tornar dona de casa, sabia que o marido receberia o dinheiro 40 mil "o acordo seria pagar 15 mil de entrada e restante no final", conta o delegado.

“Isabel pressionava Clênio e Wilmar para pagar a quantia prometida ou iria revelar tudo que sabia sobre o esquema para cassar do então prefeito Richard Santiago Pereira. E por outro lado também pressionava o marido Sérgio,  afirmando que queria parte do dinheiro para reaver a chácara da família. A partir disso Sérgio resolveu armar o plano para executar Isabel”, relata o delegado.

Segundo as investigações Sérgio acionou Ronaldo Espindula Silva, conhecido como Ronaldão, que intermediou o contratação dos executores de Isabel, Roseli Francisco da Silva e Anderson de Araújo. Isabel foi morta com socos e segundo a polícia houve sinais de violência sexual.

Envolvimento de familiares

Ainda segundo o delegado foi constatado que os três cunhados de Isabel também estavam envolvidos no crime Antônio Batista da Silva Filho, Wagner Mendes da Silva e Ronisley Mendes da Silva ajudaram na execução do crime.

“Na noite do crime eles indicaram a Isabel, que havia ido a uma festa em São Geraldo (PA) o caminho a fazer e também indicaram aos executores quem seria a vítima”.

Durante os depoimentos Sérgio como álibi  afirmou que estava em casa dormindo. “Para a polícia Sérgio afirmou que Isabel teria sido ameaçada por Richard de um número desconhecido e falou que  a esposa chegou até a denunciar o caso a um juiz eleitoral. Durante as investigações descobrimos que a ligação fazia parte da farsa e foi feita pelo telefone do próprio marido”.

Parte da quadrilha está presa

Dos dez denunciados pelo Ministério Público Estadual - MPE estão Ronisley Mendes da Silva, conhecido como Jey, que está preso na  Delegacia de Homicídios em Palmas. Antônio Batista da Silva Filho, conhecido como Dida e Wagner Mendes da Silva foram presos em Xambioá ontem. E está preso em Araguaína, Ronaldo Espíndola Silva.

Mandante está foragido

Estão foragidos Sérgio Mendes da Silva, Genner Santiago Pereira, Wilmar Matins Leite e o vice prefeito Clenio da Rocha. “Clênio da Rocha e Wilmar fugiram, mas vamos prendê-los o quanto antes”, adiantou o delegado.

Com relação a prisão do esposo, afirmou que “Acredito que o judiciário de Xambioá vai oficiar para o Ministério da Justiça, na coordenação de direitos humanos, que mantém o programa nacional de proteção a testemunha, a exigência da prisão de Sérgio que durante as investigações foi incluído no programa. Assim que isso ocorrer a polícia Federal deve entregá-lo a Civil”. (Maiores informações a qualquer momento)

Ronaldo Spindola Silva, preso em Araguaína dia 19/10
Divulgação
Antônio Batista da Silva Filho, preso em Xambioá dia 19/10
Divulgação
Wagner Mendes da Silva, preso em Xambioá dia 19/10
Divulgação

Tags: caso-isabel, prisao, sergio, solucao

27

 
  Exibir todos comentários (27)
   
Eu Sou Ags Motor Apaixonado Por Xambioá To 25 11 2010 - 09:04 AM (on 25/11/2010 (Quinta-Feira)).
É Piada Por Que Os Tres Montro AINDA ESTAR SOLTOQUER DIZER QUE NAÕ SABE ONDE ESTARPRGONTE DONA IONI OU O ADVOGADO DA FAMILIA COLCA ATRAS DAS GRADES APODEROSA PREFEITA ELA TANBEM E CULPADA FOI ELA ABENEFICIADA PELA AMORTE DE IZABEL.OOOOO. NAÕ SAMOS B
 
   
J.S.C - 04:12 PM (on 1/11/2010 (Segunda-Feira)).
Já conhecemos os envolvidos pelo assassinato de Isabel, também conhecemos o motivo, só temos a parabenizar a JUSTIÇA pelo seu trabalho que apesar de demorado, muito contundente. O que não consigo entender é porque a Prefeita ainda não foi casada, imp
 
   
marcelo - 11:21 AM (on 27/10/2010 (Quarta-Feira)).
richard de volta so isso que xambioa merece e cadeia a esse criminosos que mataram covarde mente uma mae de familia
 
   
fulano de tal - 06:57 PM (on 22/10/2010 (Sexta-Fera)).
esse ronaldo espindola era o terror homem muito perigoso valente de mais agora ta mansinho atras das grades nao vai dar trabalho nem fazer mal mais pra niguem cadeia neles embora eu ache que logo eles tao fora que no brasil e uma cachorrada a justiça
 
   
M VINCIUS SANTOS - 12:28 PM (on 22/10/2010 (Sexta-Fera)).
Quem lê o processo não vê nada disso. Só balela. Nada de concreto.Somente suposições e as prisões preventivas são frágeis porque acostadas em argumentos que fogem da Constituição do Brasil. Roberta Tum, proponho que leia o todo processado.
 
   
Ariolino Marques Toríbio - 06:48 AM (on 22/10/2010 (Sexta-Fera)).
Como e triste e deprimente saber que um esposo manda acabar com a vida de sua esposa e mãe de seus filhos. Esse é o retrato de uma injusta justiça brasileira que acoberta com seus recursos, crimes bárbaros, premeditados como esse da maravilhosa cidad
 
 
     
© Copyright 2012 - ROBERTATUM.COM.BR. (63) 3224-8117 - contato@robertatum.com.br