Amastha anuncia mudanças e ampliação de vagas no Estacionamento Rotativo

A partir de agora o usuário que preferir poderá fazer o check-in efetuando o pagamento com moedas, através dos oito parquímetros já instalados pela Blue

Vagas são ampliadas e parquímetros instalados
Descrição: Vagas são ampliadas e parquímetros instalados Crédito: Secom Palmas

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, anunciou na tarde desta quinta-feira, 8, mudanças no sistema e ampliação de quase duas mil novas vagas no Estacionamento Rotativo de Palmas. A partir de agora o usuário que preferir poderá fazer o check-in efetuando o pagamento com moedas, através dos oito parquímetros já instalados pela Blue, empresa responsável por gerenciar a operação do Estacionamento Rotativo, nos bolsões de estacionamento da JK.

 

O equipamento já é adotado em outras Capitais, somará às demais formas de pagamento. A empresa também está instalando 20 centrais de auto-atendimento em lojas e órgãos credenciados como o Resolve Palmas, Genérica, Casa São Paulo. O terminal possibilita ao usuário comprar crédito através do cartão de crédito e débito, consultar saldo, fazer check-in, e obter informações relacionadas a sua conta na Blue.

 

Além desses equipamentos a população poderá continua fazendo o check-in através do aplicativo ou pelo talão, que pode ser adquirido nos 30 pontos de vendas credenciados. Os agentes de estacionamento agora estarão para orientar e não haverá mais venda direta através deles. De acordo com a Blue, a cobrança das vagas aos sábados também retorna, já a partir desse fim de semana, no horário de 08h a 13h.

 

Ampliação

O estacionamento rotativo terá nova ampliação a partir desta sexta-feira, 9. Serão duas mil vagas que se somam as três mil já existentes. Uma vez que as áreas internas das quadras 104 Sul e 104 Norte, onde a cobrança já acontece em seu entorno, também vão ser incorporadas pelo sistema de estacionamento rotativo e passam a operar como Zona Verde.

 

As calçadas estão sendo adaptadas, recebendo remoção de obstáculos, construção de rampas, para garantir a acessibilidade aos pedestres da Capital e execução de paisagismo. As rampas possuem corrimão e aço inox.

 

As construções foram iniciadas ainda no mês de maio e a previsão é de que toda a área receba as obras até o final do ano. As obras trazem lombofaixas na altura dos meios-fios reforça a ideia de respeito e preferência aos pedestres que passam pelas ruas e avenidas da cidade.

 

A Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT) trabalha junto à Blue, para que as obras sejam feitas de acordo com o padrão determinado pela Prefeitura. Além disso, também estão sendo implantadas baias de estacionamento no canteiro central próximas a essas lombofaixas.

 

Nos locais em frente aos estabelecimentos comerciais, a empresa Blue executará na calçada apenas a área de livre circulação e de serviços, que corresponde a dois metros de largura, cabendo aos proprietários a adequação do restante da calçada.

 

O prefeito Carlos Amastha lembrou de como eram as calçadas na avenida JK. “Antes tínhamos calçadas totalmente sem acessibilidade, agora o centro da nossa cidade ganha cara nova. Calçadas limpas, bem feitas e com acessibilidade”, destacou

 

Para o secretário Christian Zini, o estacionamento rotativo não veio apenas para democratizar as vagas de estacionamento, mas promover maior acessibilidade nos locais de sua implantação. “Infelizmente, alguns comerciantes executaram as calçadas sem nenhum projeto e sem se preocupar com o pedestre. Está na hora de pensarmos Palmas para o futuro e iremos priorizar a acessibilidade”, completou. Entre 2014 e 2015 serão investidos mais de R$ 5 milhões, onde mais de 80% desse valor já foi investido.

 

Ponto integrado

Ainda durante a coletiva, também foi assinada a construção de um ponto de mototáxi em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Palmas, na Avenida JK. O projeto será desenvolvido pela Blue e contará com banheiro e ar-condicionado.

 

TPU

O prefeito lembrou ainda, que agora não há desculpa para a população dizer que não teve como fazer o pré-pagamento. “O usuário conta com pelo menos quatro formas de fazer o check-in, outras maneiras para facilitar e otimizar o pagamento”.

 

A partir do dia 19 de outubro, quem utilizar a vaga e não fizer o pré-pagamento, estará sujeito a pagar a Tarifa de Pós Utilização (TPU) no valor de R$ 10,00 em até cinco dias.

 

Caso a pessoa não regularize sua situação junto ao escritório da empresa, localizado na Avenida JK (ao lado do Banco Itaú), em cinco dias, terá sua situação encaminhada para a SMAMTT que irá efetuar o auto de infração do veículo por estar estacionado irregularmente.

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)