Após chuvas em Palmas, Defesa Civil Municipal vistoria pontos de alagamento

Na região Norte, entre as quadras 404 e 406 Norte, na Avenida NS-06, as águas da chuva causaram o afundamento da camada asfáltica

Chuva atingiu 28 mm de precipitação pluviométrica
Descrição: Chuva atingiu 28 mm de precipitação pluviométrica Crédito: Foto: Secom Palmas

Com um número três vezes superior à média, a forte chuva que caiu na manhã desta quarta-feira, 18, em Palmas, atingiu 28 mm de precipitação pluviométrica, sendo que a precipitação media do mês é de 240 mm. A Defesa Civil Municipal está realizando uma vistoria nos principais pontos de alagamento da cidade, região de Taquaruçu grande, Córrego Suçuapara, Plano Diretor Sul entre as avenidas Palmas Brasil e Theotônio Segurado, e na região Norte.

 

Na região Norte, entre as quadras 404 e 406 Norte, na Avenida NS-06,  as águas da chuva causaram o afundamento da camada asfáltica. A Defesa Civil Municipal, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, realizou  a interdição do local, com a colocação de cones. De acordo com o engenheiro da Defesa Civil, Antônio Sávio Filho,  a Prefeitura irá acionará a empresa responsável pelo asfalto para providenciar a recuperação da via.

 

Já nas proximidades do Córrego Suçuapara, onde houve também alagamentos, o órgão fez a limpeza da boca de lobo do local, o que facilitou o escoamento da água. 

 

Boletim

Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, a  temperatura mínima  é de 24º e máxima de 32º, sendo que a  previsão para está quarta-feira, 18, é  de tempo nublado com probabilidade de 80%  de chuva com pancadas e  trovoadas.

 

O boletim é uma compilação dos dados fornecidos pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia  (INMET), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.

 

 

Mais chuva do que era esperado

Sobre o grande volume de chuva nesta quarta, o subinspetor da Guarda Metropolitana e Agente de Defesa Civil de Palmas, Guilherme Antônio dos Santos, informou ao Portal T1 Notícias que a quantidade foi acima da normal climatológica. “A previsão realizada ontem para o dia de hoje era de 15 mm, conforme o site clima tempo. Porém a estimativa é de que tenha precipitado 90 mm até o momento”, explicou.

 

Santos disse que a precipitação volumosa de água não era esperada. “A previsão de ontem para hoje era de 15 mm, e o boletim feito hoje pela manhã mostrava uma precipitação de 28 mm”, disse o agente, com base em informações retiradas dos sites do CPTEC, INMET, Clima Tempo e Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hidricos-Unitins.

 

Em relação aos danos causados pela chuva em Palmas, o agente afirmou que a Defesa Civil do município já enviou equipes para monitorar áreas de risco “e atendendo as solicitações que chegam ao Sistema Integrado de operações pelo telefone 153 e 190. Os problemas estruturais nas áreas publicas já estão sendo vistoriados e sendo encaminhado aos órgãos competentes para sanar os danos”. 

 

(Atualizada às 15h40)

Comentários (0)