Atletas fazem reconhecimento de trilha em Taquaruçu para 2ª etapa do circuito

Competição de mountain bike, XCM 78 Km Ecotrilha acontece no próximo dia 28 nas serras do distrito. Clubes de bike já estão se preparando, e fazem neste fim de semana o reconhecimento do percurso.

Atletas se preparam para competição em Taquaruçu
Descrição: Atletas se preparam para competição em Taquaruçu Crédito: Divulgação Ecotrilha

No próximo dia 28 de junho as serras de Taquaruçu serão ponto de encontro dos amantes do ciclismo do Tocantins. A prova XCM 78 Km Ecotrilha faz parte da segunda etapa do Circuito Palmas de Mountain Bike e está sendo organizada pela Ecotrilha Taquaruçu, com apoio da Fundação Municipal do Esporte e Lazer (Fundesportes). Podem participar tanto atletas profissionais quanto iniciantes e turistas.

 

A corrida na modalidade do mountain bike XCM é estilo maratona e é um circuito mais aberto, diferente da trilha da primeira etapa que era um circuito fechado. Essa modalidade, chamada pelos atletas de “estradão” exige mais resistência.

 

As inscrições para a competição vão até o próximo dia 27, e a organização do evento promete dar aos competidores todo apoio de hidratação com água, isotônicos, frutas e kit alimentos. Além disso, todo percurso terá carro de apoio.

 

A organização vai realizar inscrições no local, mas os atletas interessados também podem se inscrever pelo site e nos seguintes locais: Jammil Bikes, Quavi e Palim Palam. 

 

Reconhecimento da trilha 

Neste sábado, 20, e domingo, 21, os participantes devem fazer o reconhecimento do percurso. Saindo da Joaquim Maracaípe, em Taquaruçu, às 8 horas, eles devem percorrer o trecho para se familiarizarem com a trilha.

 

As categorias da maratona são: de 45 Km - Juvenil 12 a 18 anos (Com autorização dos pais); Feminino; Turismo (iniciantes). Já para os 78 Km as categorias são as seguintes: Master 30 a 39; Sub 30; Master acima de 40.

 

Somente os atletas inscritos poderão participar do reconhecimento. Todos os competidores devem receber medalha de participação ao término do percurso.

 

Treinamento intenso para a competição  

Os atletas vêm se preparando intensamente para a competição. Edu Barreira, que venceu em primeiro lugar em sua categoria na primeira etapa, disse que vem se preparando desde quando foi divulgado o evento. Ele está inscrito na categoria 30 a 39 e deve percorrer os 78 Km do percurso.

 

Edu Barreira é um dos fundadores do clube de ciclismo Taquaras Bike e disse que faz parte do núcleo dos atletas que se preparam especificamente para competições. “Treinamos três vezes por semana, porque trabalhamos, mas no fim de semana o treinamento é mais longo e puxado. Só paramos mesmo para dormir”, afirmou o atleta.

 

Comentários (0)