Autoridades e amigos relembram legado deixado por Pierre de Freitas e se despedem

Pierre faleceu neste domingo, 15, na Serra do Carmo, em Palmas, após cair de uma altura de 50 metros, em um local íngreme e de difícil acesso

Corpo do artista seguiu para o sepultamento às 10h
Descrição: Corpo do artista seguiu para o sepultamento às 10h Crédito: Fotos: T1 Notícias

O corpo do artista plástico Pierre de Freitas foi velado durante toda a madrugada e manhã desta segunda-feira, 16, na sede da OAB Tocantins, em Palmas. Familiares, amigos, conhecidos e várias autoridades estiveram no local para prestar suas últimas homenagens e se despedir do artista. Pierre faleceu neste domingo, 15, na Serra do Carmo, em Palmas, após cair de uma altura de 50 metros, em um local íngreme e de difícil acesso.

 

O artista era bastante conhecido e querido nos mais diversos círculos sociais do Estado. O velório foi acompanhado ainda por vários alunos de Pierre, professores, vizinhos de quadra, amigos de corrida, parceiros do motoclube, do centro espírita, que prestaram suas condolências à família. Pierre havia retornado a Palmas, neste final de semana, da Bahia, onde havia passado dias de férias com a esposa, a médica Thessa Freitas, e dois de seus três filhos.

 

Em entrevista ao T1 Notícias, o presidente da OAB Tocantins, Walter Ohofugi, destacou o legado cultural que Pierre deixa para o Estado. “Nos conhecemos desde 94. Estávamos juntos tanto pelas atividades esportivas quanto pelos projetos culturais que ele tocava e eu participava. Ele foi um baluarte nessa área. Ele era um sonhador e um agitador cultural. A cabeça dele era uma efervescência total. Ele era um cara multifacetado e antenado. Ele estava apaixonado pela nova profissão dele, que era de tatuador. Até tinha encomendado uma tatuagem com ele. É uma grande perda não só do amigo, mas da pessoa, devido ao significado dele para Palmas. Ele é uma das pessoas que determinou o padrão cultural do Tocantins e de Palmas. O maior legado que ele está deixando é a qualidade que ele colocou na nossa cultura”, disse.

 

Também presente no velório, Álvaro Manzano, procurador da República no Tocantins, disse em entrevista ao T1 que ele e Pierre tinham muitas afinidades. “Corríamos juntos, gostávamos de nos reunir para cozinhar e comer. Fizemos vários passeios pela serra juntos. É uma coisa muito chocante porque ele estava muito acostumado a andar naquela região. Inclusive ele batizou o morro da tartaruga de morro de São Jorge. Lá tem uma imagem de São Jorge numa pedra em homenagem ao Corinthians, porque ele era muito corintiano. Eu também sou corintiano, então sempre torcíamos juntos”, relembrou.  “Ele era muito alegre, gostava de viver, estava sempre inventando coisas, sempre vivendo muito”, destacou Manzano.

 

O amigo e colega de profissão Aníbal Parente Fontoura, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Escolas Particulares de Palmas, relatou em entrevista ao T1 Notícias que conhecia Pierre há 15 anos. “Demos aulas juntos. Estávamos desenvolvendo um projeto no Colégio Interação que ele iria tomar frente na parte de mídia. Era um excelente professor, artista plástico, um ser humano muito caridoso e cativante. Palmas e a sociedade perdem muito com o falecimento do Pierre”, lamentou.

 

Cortejo para o cemitério

O velório foi finalizado por volta das 10 horas com um culto. Os amigos do motoclube, do qual Pierre fazia parte, prestaram sua última homenagem abrindo o cortejo com uma motoata. O corpo saiu do velório sob muitas palmas e comoção. O sepultamento aconteceu no Cemitério Jardim das Acácias, em Palmas.

 

Cidadão Palmense

Pierre de Freitas Júnior, de 49 anos, era natural de Brasília (DF), graduado em Artes Visuais com habilitação em pintura pela Universidade Federal de Goiás. Atuou como cabo (militar) na Legião Estrangeira Francesa e estudou pintura, escultura, vídeo arte e intervenção urbana no Instituto de Bellas Artes de Callí, na Colômbia. Atualmente Pierre atuava como professor, empresário e tatuador na Capital, além de proprietário do Maktub Tattoo Studio. Pierre possuía título de Cidadão Palmense como reconhecimento pelo trabalho artístico e também já foi presidente da Fundação Cultural de Palmas entre 2008 e 2010, na gestão de Raul Filho.

 

Parentes e amigos do artista lamentam sua morte nas redes sociais e prestam condolências à família. Várias mensagens de carinho e pesar foram postadas por amigos e conhecidos na página pessoal do artista no Facebook. Várias notas de pesar também foram divulgadas desde ontem na imprensa.

Comentários (0)