Centro de Fisioterapia em Palmas realiza mais de 15 mil atendimentos gratuitos

Inaugurado pela prefeitura de Palmas em 2015, Centro de Referência em Fisioterapia da Região Sul oferece tratamento especializado de reabilitação.

Centro de Referência em Fisioterapia da Região Sul
Descrição: Centro de Referência em Fisioterapia da Região Sul Crédito: Fotos: Divulgação

“O atendimento aqui é de primeira, o cuidado e o carinho que os profissionais têm conosco são muito bons. Essa academia é muito boa, e os equipamentos são novos. Mostra o zelo e a dedicação dessas pessoas com a gente que precisa de reabilitação.” Esse é o sentimento do aposentado Irno Lorenzi sobre o Centro de Referência em Fisioterapia da Região Sul (CrefiSul), que, desde 1º de junho de 2015 - quando foi inaugurado pelo prefeito Carlos Amastha(PSB) - até o dia 15 de junho deste ano, já havia realizado mais de 15 mil atendimentos.

 

Lorenzi, que faz sessões de fisioterapia duas vezes por semana, veio para Palmas há sete anos em busca de uma saúde melhor, pois, havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que o deixou numa cadeira de rodas. “Aqui em Palmas voltei a andar, fazia sessões numa instituição filantrópica, mas lá já não tinha mais recursos para minha reabilitação completa. Aqui tenho mais perspectivas”, conta o catarinense.

 

Bem humorado, o também aposentado Petronílio Brito de Abreu, 77 anos, fez o tratamento fisioterápico e agora está fazendo os exercícios de fortalecimento participando do Crefi-Idoso. “Vivia com dor nas pernas, ainda tenho, mas a melhora tem sido muito boa. Aqui as pessoas gostam do que fazem, por isso somos bem tratados”, diz o idoso, que levou uma queda na década de 80, quando construía um barraco no garimpo onde trabalhava. “Quebrei a bacia, não fui para a cadeira de rodas pela misericórdia de Deus. Aí já tive AVC recentemente, ainda sinto dormência nos dedos, mas estou bem e me recuperando”, avalia.

 

Encaminhamentos

Fisioterapeuta e coordenador do CrefiSul, Pedro Paulo Oliveira, explica que todas as pessoas atendidas são encaminhadas pelos médicos dos Centros de Saúde da Comunidade (CSC) e também pela Vigilância em Saúde do Trabalhador que identifica entre os servidores do município potenciais usuários para o CrefiSul. “Sabemos que no dia a dia, por conta de esforços repetitivos e má postura, às vezes isso pode trazer alguma dificuldade para o servidor que vem a se afastar de suas atividades. Então hoje temos dois grupos específicos para esse público e temos também dois grupos formados por idosos”, complementa Oliveira, referindo-se ao Crefi-Idoso e ao Crefi-Trabalhador, formado por dez pessoas cada um.

 

O coordenador considera que o número de atendimentos realizados é satisfatório. “Aqui os pacientes têm horário marcado, não é por ordem de chegada. Isso é algo que temos implantado porque queremos trazer respeito ao nosso paciente para que ele entenda a necessidade de se tratar e saia daqui com tratamento eficiente e satisfatório e para que ele volte às atividades diárias”, destaca.

 

Exercícios funcionais

O educador físico Lucas Sousa da Silva é um dos profissionais que atendem no CrefiSul e quem desenvolve o trabalho com esses grupos. “A nossa proposta é realizar exercícios funcionais de acordo com a necessidade da pessoa para facilitar o dia a dia dela, como por exemplo, subir no ônibus, levantar da cama, que para nós é algo normal, mas para eles é algo difícil. Além disso, fazemos exercícios na academia e também sessões de hidroginástica”, explica, lembrando que entra em ação somente após o paciente ser reabilitado pelos fisioterapeutas. “Em geral são três meses para reabilitá-los. Aí eu entro com essas atividades que chamamos de reabilitação final”, explica.

 

Uma pesquisa realizada pela coordenação do CrefiSul, durante o período de 01 a 8 de julho deste ano, mediu o grau de satisfação dos usuários em relação à estrutura do local (limpeza, equipamentos, estrutura física e atendimento da recepção) e ao atendimento recebido exclusivamente pelos fisioterapeutas. No primeiro quesito 66% avaliaram como ótimo e 32% como bom. No segundo quesito, 72% consideraram ótimo e 26% bom. Foram ouvidas 50 pessoas atendidas pelo CrefiSul durante o primeiro semestre de 2016.

 

Estrutura

Em parcerias com instituições de ensino superior, o CrefiSul oferece os serviços de fisioterapia, traumatologia, ortopedia, reumatologia, neurologia, respiratória, Uroginecologia, pré e pós operatórios, eletroterapia, termoterapia, fototerapia, mecanoterapia, hidroterapia, hidroginástica e academia.

 

A estrutura física é dotada de três consultórios de avaliação, oito box de atendimentos individual, três consultórios neurológicos (sendo um infantil), além de uma academia e piscina aquecida.

 

No centro atuam sete fisioterapeutas, um educador físico, um coordenador administrativo, três servidores administrativos, três jovens empreendedores, dois auxiliares de serviços gerais e um estagiário. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 7 às 19 horas, de forma individual, sendo oito pacientes/dia por profissional, com horários previamente agendados.

Comentários (0)