Com diversas atividades, católicos celebram feriado de Corpus Christi em Palmas

Seguindo tradição, católicos montaram tapetes em frente à catedral, na Praça dos Girassóis. Ao todo foram 34 tapetes, a base de arreia, palha de arroz, cal, xadrez, pó de pneu de carro dentre outros

Tapetes para celebração de Corpus Christi
Descrição: Tapetes para celebração de Corpus Christi Crédito: Divulgação

Por volta das 6h, desta quinta-feira, 26, paroquianos de Palmas iniciaram a montagem dos tradicionais tapetes, no estacionamento em frente à Catedral do Divino Espírito Santo - Praça dos Girassóis – para a celebração religiosa de Corpus Christi.  

No início da noite às 18h acontece a missa, que será celebrada pelo arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães. Logo após haverá a procissão pelos tapetes que seguirá até o cruzeiro, onde haverá a benção com o santíssimo.

A celebração católica de Corpus Christi representa o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, que segundo o arcebispo acontece na primeira quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade ou 60 dias após o domingo de Páscoa. “É a manifestação pública da fé e do amor que a igreja tem pela eucaristia, que representa o corpo de Cristo”, disse Dom Pedro.  

Comunidades de todas as paroquias da capital se uniram para confeccionar os tapetes, a exemplo da paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus. A catequista Silvana Ribeiro Guida falou sobre a importância e o que ela espera com esse trabalho. “Não é simplesmente para alguém achar bonito nosso trabalho, mas o que espero de fato é que as pessoas sejam tocadas pelo amor de Deus ao olhar para todas essas imagens. Perceber a sua grandeza nos pequenos detalhes, ou seja, evangelizar, através dos desenhos e também passar essa experiência para meus filhos, que não importa o sol quente, o cheiro das tinhas, o importante é servir com amor a Deus”, afirma a catequista.  

O trabalho da montagem dos tapetes envolveu 13 paroquias, colégios e faculdades católicas, além de pastorais e movimentos. Ao todo foram feitos 34 tapetes, a base de arreia, palha de arroz, cal, xadrez, pó de pneu de carro dentre outros.

Fundamentação histórica

A hóstia é uma espécie de pastilha feita de pão, que é entregue no ponto máximo da missa católica a todo o fiel que já fez a Primeira Comunhão.

A Primeira Comunhão, ou Eucaristia, é um rito de passagem ou Sacramento pelo qual passa o jovem católico, após alguns anos de catequese, onde aprende valores cristãos como amor e caridade, conhece o significado dos símbolos católicos como a cruz, a Páscoa e o Corpus Christi e estuda a bíblia.

Após esse rito o jovem é considerado  pronto para receber o mistério da eucaristia, ou o Corpo de Cristo. Assim, Corpus Christi faz alusão às palavras de Cristo na última ceia, que dividindo o pão e o vinho com seus discípulos, diz serem esses seu corpo e seu sangue. A festa de Corpus Christi celebra a presença do Corpo de Cristo em toda hóstia, em toda missa, no momento da Eucaristia.

Corpus Christi trata-se, portanto, de uma festa católica e em seu dia tradicionalmente temos um feriado nacional. Contudo, Corpus Christi não é feriado nacional, é na verdade, de acordo com as leis do país, um ponto facultativo.

 

 

Comentários (0)