Convênio da Prefeitura de Colinas com escola causa revolta em pais e servidores

A Prefeitura anunciou o rompimento do convênio com a escola com maior índice do IDEB da região alegando que há vagas disponíveis em outras escolas da rede municipal

Pais de 170 alunos, de 05 a 08 anos, da Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida, em Colinas do Tocantins, estão enfrentando o problema de não poder contar mais com um ensino público de qualidade no próximo ano. É que a Prefeitura da Cidade anunciou o rompimento do Convênio com a Escola  para 2015, alegando haver vagas disponíveis em outras unidades.

 

Entretanto, o problema apontado por pais e servidores é de que a Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida possui a melhor qualidade de ensino do município e região, tendo alcançado a maior avaliação do Estado, no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), 7,9, o que não ocorre em outras unidades escolares do município.

 

Outra questão apontada por uma servidora, que com medo de perseguição, não quis se identificar, é que o fim do convênio com a Escola não significa redução de custos para o município, uma vez que toda a estrutura física e administrativa, como o prédio,  contas de água e energia e coordenação pedagógica é realizada pela Associação Belém-Brasília, mantenedora da Escola, cabendo ao município apenas a cessão de professores, e alguns  servidores, no total de 09, todos efetivos, que devem ser remanejados.

 

“Os servidores são efetivos e deverão ser remanejados, não há custos administrativos, desta forma não conseguimos entender a razão do fim do convênio, uma vez que a Escola é considerada a melhor em qualidade de ensino”, frisou a servidora, a ressaltar que provavelmente haverá prejuízo para os estudantes, com a remoção para outras localidades.

 

A dona de casa, Soraya Martins, explica que está revoltada com a situação, mãe de uma criança de 07 anos, que há 02 anos estuda na Escola, ela afirma que lhe foram oferecidas possibilidades de transferência de seu filho para escolas em regiões extremas da cidade, muito longe de sua casa, e que considera mais grave, com uma qualidade de ensino muito inferior a oferecida na Escola Paroquial.

 

“Moramos no Setor Rodoviário, e nos foi oferecida vaga no Setor Novo Planalto, no outro lado da Cidade, ficará muito complicado levar meu filho a Escola. A Prefeitura não se preocupou com as crianças e  nem com a qualidade do ensino oferecido a eles”, afirmou, a ressaltar que deveria haver mais interesse em melhorar a qualidade de ensino das outras escolas, e não em cancelar convênios com unidades que oferecem ensino de qualidade.

 

Para recorrer da decisão, os pais fizeram um abaixo-assinado e deverão procurar o Ministério Público Estadual.

 

Além da Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida, a Prefeitura de Colinas está cancelando o Convênio com a Escola Batista Filadélfia. 

 

Comentários (0)