Crianças são conscientizadas sobre o trânsito em escolas públicas de Araguaína

Conscientizando desde cedo sobre os riscos do mau comportamento no trânsito, o Projeto Transitando nas Escolas, desenvolvido pela Prefeitura, promove palestras e aulas práticas nas escolas

Crianças participam de projeto sobre o trânsito
Descrição: Crianças participam de projeto sobre o trânsito Crédito: Foto: Divulgação

Com o objetivo principal de levar a conscientização cada vez mais cedo para evitar os maus comportamentos no trânsito, as crianças de Araguaína recebem orientações desde abril deste ano de educação e para se tornarem agentes mirins.  Em média, 450 alunos participaram de palestras e aulas práticas em várias unidades de ensino de Araguaína por meio do Projeto Transitando nas Escolas, levando informações também para as suas famílias e para a comunidade.


 
O projeto é promovido pela Prefeitura e já foi realizado em sete escolas municipais. Os agentes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) repassaram para os alunos sobre educação no trânsito tanto de forma teórica como prática. A prática é feita através de uma minicidade montada dentro das dependências da escola.


 
A minicidade é uma lona de 15x20 metros simulando trânsito e nela contém: ciclofaixa, faixa de pedestres, vagas especiais, vias de mão dupla e única, entre outras. Aos alunos são repassadas as formas que o pedestre é o condutor deve se comportar no trânsito.


 
O coordenador de Educação no Trânsito da AMTT, Robert Delmondes, destaca que as crianças conseguem de forma lúdica repassar aos familiares as "boas práticas" de circulação. “Entre algumas crianças são selecionados agentes mirins que "fiscalizam" a forma que os colegas se comportam na minicidade, sempre de forma educativa e lúdica”, explicou.


 
Programação

A programação do projeto segue nas escolas municipais no mês de novembro. Nos dias 7 e 8, será na Escola Municipal Maria da Conceição, no Setor Jardim Paulista.


 
Nos dias 21 e 22, será na Escola Municipal Domingos Sousa Lemas, no Setor Jardim das Flores. E nos dias 23 e 24, o projeto estará na Escola Municipal Arnon Ferreira Leal, no Setor Patrocínio.
 

Projeto

O Projeto Transitando nas Escolas, da Prefeitura de Araguaína, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) e Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, tem como parceiros a Secretaria Municipal da Saúde, Procuradoria da Infância e Juventude, Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e outros.


 
A palestra é ministrada aos alunos com imagens ilustrativas, vídeos e demais atividades em sala de aula pela equipe da AMTT. E na parte prática, é usada a “Minicidade” para que os alunos possam trafegar em ruas fictícias e praticar as normas de circulação e boas práticas no trânsito.

 

Comentários (0)