Em Dianópolis, prematuro é atendido com recipiente plástico: faltam equipamentos

Além da falta de capacetes respiratórios, servidores dizem que não tem outros materiais indispensáveis no Hospital. Sesau diz que 'manobra' foi porque equipamentos estavam em outra emergência

Recém-nascido com aparelho improvisado
Descrição: Recém-nascido com aparelho improvisado Crédito: Divulgação

Após a divulgação em rede social da imagem de um recém-nascido, que passou por procedimento respiratório com recipiente de plástico improvisado, por falta de aparelho específico - Hoot - servidores do Hospital Regional de Dianópolis relataram ao T1 Notícias na tarde de ontem, quarta-feira, 24, a situação precária em que está funcionando a unidade hospitalar. Por medo de represália, os denunciantes pediram para não ser identificados.

 

Entre as reclamações estão a falta de aparelhos específicos para procedimentos respiratórios de urgência e emergência, equipamentos de aplicação de medicamentos nas veias, tipo pulsão, conhecido como jeico infantil, e ainda a falta de um espaço adequado para atendimentos de pronto socorro.

 

No último sábado, 20, um recém-nascido prematuro, que passou por parto domiciliar e foi encaminhado ao HRD, foi submetido a uma manobra improvisada, por parte dos plantonistas, que utilizaram um recipiente de plástico para manter a respiração do bebê até que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel, o conduzisse ao Hospital Dona Regina, em Palmas.

 

Servidores informaram ao Portal que essa medida foi adotada por falta dos aparelhos respiratórios Hoot ou CPAP (que são capacetes respiratórios), que havia no hospital, mas foram levados em outros procedimentos pelas UTIs Móveis e não foram devolvidas ou repostas.

 

“O estoque regulador daqui não funciona. A fiscalização é sempre precária, faltam medicamentos e aparelhos o tempo todo. Já chegou momentos em que foi preciso usar jelco adulto em criança, porque não tinha infantil no estoque e teve caso de criança que não recebeu o medicamento porque não suportaria um cateter adulto na veia”, disse um enfermeiro.

 

O T1 procurou a mãe do recém-nascido, que passou pelo procedimento respiratório com recipiente improvisado, mas Taiara Gomes não atendeu as ligações. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde disse que após ter sido transferido para UTI Neonatal do Hospital Dona Regina, o estado de saúde do bebê é estável.

 

Diretor do HRD não responde aos questionamentos

Por telefone, o diretor do Hospital Regional de Dianópolis, Iderval Atanape, disse que não responderia aos questionamentos porque a demanda seria de responsabilidade da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde.

 

Sesau diz que manobra ocorreu porque equipamentos estavam em outra emergência

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Sesau informou que o recém nascido prematuro chegou no Hospital Regional de Dianópolis e foi atendido e estabilizado até a chegada da UTI Móvel que o levaria a UTI Neonatal do Hospital Dona Regina. A Secretaria disse que a manobra foi necessária porque os Hoots, ou capacetes respiratórios estavam sendo usados em outras emergências.

 

A assessoria da pasta disse ainda que o recém-nascido, filho de Taiara Gomes Cardoso, passa bem, está estável, com boa evolução.

 

Confira na íntegra a nota enviada pela Sesau

 

Nota

Sobre a criança que nasceu prematura em parto domiciliar no município de Dianópolis, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que:

*O Recém nascido (RN) prematuro chegou ao Hospital Regional de Dianópolis com problemas respiratórios, foi atendido e estabilizado até a transferência para o Hospital e Maternidade Dona Regina em Palmas.

*O hospital é equipado para atendimentos de urgência e emergência e dispõe de material para atendimento em casos de insuficiência respiratória, o Hood ou capacete de oxigênio, conforme demanda e históricos de atendimentos da Unidade.

*No momento do atendimento ao prematuro os equipamentos estavam ocupados em outra emergência, restando aos profissionais do hospital realizar esta manobra para manter o recém nascido vivo até a chegada do transporte de UTI (Unidade de tratamento Intensivo) para transferência.

*O RN de Taiara Gomes Cardoso foi transferido para a UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Dona Regina, passa bem, está estável, com boa evolução sendo acompanhada pela equipe multiprofissional do Hospital.

*A Secretaria ressalta que a agilidade e presteza dos profissionais e do atendimento dos serviços de transporte da UTI garantiram o encaminhamento seguro do RN para Palmas.



Palmas - TO, 25 de setembro de 2014.

 

Comentários (0)