Em reunião com ministro e senadora, Amastha defende Palmas como sede dos JMI

A classe política do Tocantins manifestou apoio à realização dos Jogos, a exemplo do governador Sandoval Cardoso e dos três senadores do Tocantins...

Em reunião, Amastha defendeu o projeto
Descrição: Em reunião, Amastha defendeu o projeto Crédito: Secom Palmas

O prefeito Carlos Amastha se reuniu nesta segunda-feira, 14, com o ministro dos Esportes e com a senadora Kátia Abreu que na ocasião intercedeu junto ao Ministro para que Palmas seja a sede da I edição dos Jogos Mundiais Indígenas, que acontecerá em 2015. Também participaram da audiência o líder indígena Marcos Terena, o presidente da Fundesportes, tem. Cleyton Alen, e integrantes do Comitê Intertribal Ciência e Memória Indígena (ITC). 

A classe política do Tocantins manifestou apoio à realização dos Jogos, a exemplo do governador Sandoval Cardoso, dos senadores Vicentinho Alves (Solidariedade), Ataídes Oliveira (PROS) e da senadora Kátia Abreu (PMDB) que inclusive se comprometeu em atuar para que os recursos para os jogos sejam ampliados. “Agradeço a todos que não têm medido esforços para apoiar Palmas e defender os interesses de todos os palmenses, em especial a senadora Kátia Abreu, que tem junto ao Governo Federal trânsito livre, seu apoio é fundamental", ressaltou Amastha. 

O anúncio da sede está previsto para sábado, 19. Na manhã desta terça, 14, o presidente da Fundesportes, ten. Cleyton Alen irá se reunir com os membros do ITC para discutir detalhes técnicos do projeto e seguir fazendo a defesa de Palmas.

 

Projeto

O projeto apresentado pela Prefeitura tem o lago como o cenário do projeto, que prevê a criação de uma nova praia logo após a Praia do Caju, que terá a caracterização indígena e cuja estrutura será aproveitada turisticamente mesmo após o evento. Será ainda um novo cartão postal da cidade.

Em forma de estrela, está projetada a Aldeia que será a casa dos indígenas durante a realização do evento, e será instalada às margens do ribeirão Taquaruçu, que deságua no Lago. O projeto estrutural prevê ainda a Grande Arena, para a realização dos jogos, Campo de Beisebol, Museu, entre outros.

Caso Palmas seja vencedora, os Jogos Mundiais utilizarão os espaços do Centro de Excelência de Futebol e do Centro de Iniciação Esportiva, aparelhos do Governo Federal destinados a Palmas por meio do legado da Copa do Mundo e das Olimpíadas, respectivamente.

O projeto é capitaneado pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer em parceria com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Fundação Cultural, Agência de Turismo, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Secretaria Estadual de Infraestrutura e do Colegiado Setorial Indígena do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura.

 

Comentários (0)