Filhos de Palmas compartilham sonho de futuro promissor na cidade onde nasceram

A maioria dos jovens nascidos em Palmas acredita em um futuro promissor para a Capital e sonham em se profissionalizar e construir suas famílias na cidade onde nasceram

Déborah Sallysa Silva Santos
Descrição: Déborah Sallysa Silva Santos Crédito: Arquivo pessoal

Considerada uma das capitais mais quentes do país, Palmas têm seus encantos, e são tantos. Avenidas largas, construções modernas, cidade tranquila se comparada a outras Capitais, atrai milhares de pessoas de todo o Brasil ao longo de seus 27 anos, que constroem suas famílias e sonham com o futuro promissor em uma cidade ainda em crescimento e desenvolvimento.  

 

Hoje, 20 de maio, data em que Palmas completa 27 anos, o T1 Notícias mostra um pouco dos sonhos e das expectativas de alguns dos milhares de jovens que nasceram aqui, filhos de Palmas, e vivem desde então na mais nova Capital do país. Jovens que vislumbram seus futuros dando continuidade ao desenvolvimento da cidade e que não escolheriam outro lugar para viver, porque para eles, a Capital é o lugar de origem.

 

O estudante do 1º ano do ensino médio, Lucas Mota Reis, de 15 anos, é como todo adolescente: gosta de ir ao shopping, ao cinema e fazer caminhada na Praça dos Girassóis, mas esta última opção foge à regra da galera, como ele mesmo diz. “Eu gosto muito de ficar em casa também e uma das coisas que mais gosto em Palmas é sua tranquilidade, seu sossego, apesar da violência estar aumentando. Sei que a cidade tem muito potencial para crescer ainda, mas se pudesse ficar assim como é, calma, seria ótimo. Infelizmente sei que com o crescimento não será possível”, diz. Futuramente o jovem pretende se formar em direito, preferencialmente na Universidade Federal do Tocantins (UFT), e permanecer morando em Palmas.  

 

Déborah Sallysa Silva Santos quase nasceu no dia do aniversário da Capital: ela fará 17 anos neste sábado, 21. A jovem é estudante do 2º ano do ensino médio e também faz o curso Técnico em Eventos, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Além de frequentar shoppings e clubes aquáticos, a adolescente visita sempre vários pontos turísticos da cidade, a exemplo do Parque Cesamar. Segura e determinada, Sallysa sonha com a carreira jurídica. “Eu sempre quis ser juíza e vou cursar direito para alcançar meu objetivo, aqui em Palmas”, assegura. A estudante diz que a Capital ainda é muito jovem e tem muito a desenvolver, também em infraestrutura, e julga ser importante eleger bons gestores para que eles possam ajudar no crescimento da cidade.

 

O pré-vestibulando Thales Soares Lopes, de 18 anos, também é um jovem nascido em Palmas, mas disse que, apesar de gostar da cidade, principalmente da sua infraestrutura e organização, considera poucas as opções de lazer. “Vou ao cinema, gosto de frequentar casas de shows, mas ainda faltam opções de lazer e entretenimento para a juventude em Palmas. Espero que a cidade cresça nesse sentido e que mantenha seu nível organizacional”, sugere.   Thales pretende se formar em direito e já lamenta ter que sair de Palmas para estudar. O jovem deseja ingressar na Universidade de Brasília (UNB) ou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  

 

Já as estudantes Amábile Geovana Andrade, de 13 anos, que cursa o 9º ano do ensino fundamental, e Carine Pereira dos Santos, de 16 anos, que está no 2º ano do ensino médio, também já tem seus sonhos definidos. Geovana quer fazer medicina em Brasília e Carine está entre o curso superior de contabilidade e o de administração de empresa. Ambas gostam de passear na cidade, principalmente ir ao shopping, Parque Cesamar e a Praça dos Girassóis. Amábile conta que em função do calor a sua preferência é frequentar clubes aquáticos e as praias da capital.

 

Os mais maduros filhos de Palmas completam seus 27 anos, ainda começando a vida, na flor da idade, assim como a Capital, que se desenvolve com as conquistas, o trabalho e a dedicação destes palmenses e de tantos outros que vieram de vários Estados do país e de outros municípios do Tocantins para construir um lugar de oportunidades e um futuro para si mesmos e suas famílias. 

 

 

 

 

Comentários (0)