Fiscalização no lago de Palmas apreende embarcações, redes e pescados

Operação Nosso Lago, realizada pela Guarda Metropolitana e órgãos ambientais, apreendeu no lago de Palmas embarcações, redes e 50 quilos de pescado que serão destinados à doação.

Operação no lago apreende redes e pescados
Descrição: Operação no lago apreende redes e pescados Crédito: Valério Zelaya

Uma operação de fiscalização realizada na extensão do lago de Palmas nesta sexta-feira, 28, apreendeu vários pescados, redes e embarcações. A operação continua e até o final da tarde desta sexta, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) apresentará novos dados sobre a ação.

 

A Operação Nosso Lago é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança  Pública, através da Guarda Metropolitana de Palmas – Divisão Ambiental, em conjunto com vários órgãos de fiscalização ambiental e Policia Civil.

 

Pela manhã as equipes de fiscalização apreenderam no km 42,  vários pescados em caixas de isopor  impróprios para uso, pois estavam sem condições sanitárias. Já na Praia dos Buritis foi apreendida uma rede de pesca de aproximadamente 20 metros com um grupo de pescadores.

 

Na Praia da Graciosa, um pescador foi detido pela Policia Civil, após ser pego em flagrante pescando com uma tarrafa e oferecer resistência ao trabalho da fiscalização.

 

No inicio da tarde  foram apreendidas duas embarcações nas proximidades da Ilha das Cobras, que transportavam pescados.  A fiscalização também recolheu cerca de 700 metros de rede malha 14.

 

Nas duas canoas foram identificados cerca de  50 kg de pescados das espécies, curumatá, manpará, dourado e cari,  acondicionados em caixas de isopor com gelo. As canoas foram apreendidas pela  Marinha do Brasil por não terem inscrição junto à mesma, e ainda sendo conduzidos por pessoas não habilitadas. Os peixes serão destinados a doação.

 

A operação tem como objetivo  fiscalizar  a pesca predatória no Lago da Capital,  e conta com a participação de várias equipes de fiscalização, que conta com quatro barcos de pesca, equipes por terra, e também um ultraleve que está sendo utilizado para fazer a vistoria panorâmica do lago.

 

A operação acontece de forma simultânea em vários pontos do lago, como pontos de embarque e desembarque e locais propícios à pesca.

 

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana, a operação deve acontecer durante o dia todo. “Estamos com equipes embarcadas, por terra e ar em vários pontos do lago, pois estamos fazendo  uma varredura no lago  ao longo do dia”, disse.

 

Na Praia da Graciosa,  foi instalada uma delegacia móvel para o registro de ocorrências e disponibilizado um perito.

 

Também participam da operação vários órgãos ambientais como Marinha do Brasil, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Ibama, Naturatins, Ministério da Agricultura, Ministério da Pesca e Aquicultura, e Serviço de Inspeção Municipal.

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)