Forte temporal causa estragos em universidade, no HGP e em shopping da Capital

Nas redes sociais foram publicadas várias fotos e vídeos registrando o alagamento no shopping, que também já está recebendo manutenção para solucionar o problema

Forro de sala de aula na Ulbra desaba
Descrição: Forro de sala de aula na Ulbra desaba Crédito: Fotos: Divulgação

O temporal que caiu no final da tarde desta quinta-feira, 22, em Palmas, durou pouco mais de uma hora, tempo suficiente para causar vários estragos na cidade. Conforme informações apuradas pelo T1 Notícias, partes dos prédios do Capim Dourado Shopping e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) ficaram alagados, e na instituição de ensino um pedaço do gesso de um bloco caiu, mas ninguém se feriu e as aulas foram suspensas por hoje. Durante a forte também faltou energia em diversos pontos da cidade.

 

Também no Hospital Geral de Palmas uma placa de gesso do forro foi deslocada, mas não houve feridos e o serviço de manutenção já realizou os reparos necessários. Nas redes sociais foram publicadas várias fotos e vídeos registrando o alagamento no shopping, que também já está recebendo manutenção para solucionar o problema.

 

Equipes da Energisa percorrem vários pontos da cidade para restabelecer a energia aos moradores. Na quadra 1202 Sul uma árvore foi derrubada pela ação da chuva sobre motocicletas que estavam estacionadas ao lado de um ponto de ônibus.

 

Apesar de temporais, tempo chuvoso ainda não começou

As chuvas ainda não vieram para ficar. Segundo o meteorologista do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral Junior, a mudança do tempo está associada a um fenômeno transitório, que está trazendo umidade da região amazônica para a costa brasileira, chamado de Zona de Convergência de Umidade.

 

Cabral explica que as chuvas têm como característica a forte intensidade, curta duração, acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas, ou seja, torrenciais, com características de tempestades, como a que ocorreu na tarde desta quinta.

 

Sobre a volta de fato do período chuvoso no Estado, o meteorologista diz que isso só deve ocorrer a partir até a primeira quinzena do mês do de outubro. Enquanto isso, as temperaturas deverão continuar altas. “O mês de setembro é onde se concentra as mais altas temperaturas médias e máximas de nossa região”, completa. Conforme a previsão do tempo, disponibilizada pelo Nemet, nesta sexta não deverá chover. Já para o fim de semana há previsão de tempo nublado com chuva fraca. 

 

Comentários (0)