A implantação do Bus Rapid Transit (BRT) foi desmembrada pela Prefeitura de Palmas em duas partes, ‘Palmas Sul’ e ‘Palmas Centro’. O edital de licitação para a construção do trecho que vai atender Região Sul da Capital, foi assinado na tarde desta terça-feira, 28, pelo prefeito Carlos Amastha, em seu gabinete na Diretoria de Meio Ambiente, na presença do ministro dos Esportes, George Hilton, que veio à Palmas para vistoriar as obras da Vila dos Jogos Mundiais Indígenas, e também, de secretários municipais, vereadores da base aliada do prefeito e da imprensa. A licitação acontece na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), na forma eletrônica e que terá abertura das propostas prevista para o dia 20 de outubro deste ano.
A prefeitura explicou que para construção total da parte licitada, o prazo previsto é de 48 meses, a partir da contratação da empresa e assinatura da Ordem de Serviços. A estimativa é de que em sessenta dias, após a abertura do processo licitatório, o contrato já esteja assinado, ou seja, ainda em 2015.
O valor estimado da obra é mantido em sigilo e as empresas interessadas vão apresentar suas propostas apenas na forma eletrônica. Amastha disse que “com a licitação eletrônica, orçamento sigiloso e contratação integrada, estamos absorvendo o que de melhor o RDC nos oferece: a possibilidade de uma excelente contratação”.
Implantação do BRT em Palmas
O projeto de implantação do BRT foi desmembrado em Palmas Centro e Palmas Sul, que consiste na implantação de uma sistemática de transporte com operação regulada por sistema de planejamento, gestão e controle operacional inteligente, circulando em faixa exclusiva e segregada, estações localizadas nos canteiros centrais das avenidas, com embarque em nível e pagamento antecipado nas estações.
As obras deste edital que foi aberto compreendem o corredor do BRT – Palmas Sul, 14,48 km de extensão, no trajeto da Avenida NS-15 (Avenida Parque), através do complexo esportivo da futura Vila Olímpica, sentido Avenida NS-10, até a ponte sobre o Ribeirão Taquaruçu e, a partir daí, entendendo-se por toda região Sul da cidade.
O corredor vai compreender os setores Bertaville, Jardim União Sul, Jardim Aureny III, Lago Sul, Jardim Janaína, Jardim Aeroporto, Jardim América I eII, e Jardim Taquari, a outra extensão do corredor, também contemplará o Jardim Aureny II e Taquaralto, partindo da Avenida G do Jardim Aureny III.
Para implantação do BRT está prevista a implantação de 18 Estações, um Terminal Urbano em Taquaralto e um Terminal Metropolitano, próximo à Rodoviária, além de duas pontes, um elevado, dois viadutos, mais de 53 mil m² de calçadas acessíveis e 7,69 km de ciclovias. O BRT será gerenciado pelo Sistema Inteligente de Transportes (SIT), que efetuará a gestão da frota, o controle dos semáforos e o controle e automação das estações, comandados através de um Centro de Controle Operacional (CCO).
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