Incêndios entre Dueré e Lagoa da Confusão destroem 2,5 mil hectares de vegetação

Durante todo o dia de ontem, 24, uma grande ação de combate ao fogo mobilizou 25 de brigadistas de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Dueré e de Palmas

Queimadas atingem região Sul do Tocantins
Descrição: Queimadas atingem região Sul do Tocantins Crédito: Foto:Wherbert Araújo

Cerca de 2,5 mil hectares de vegetação do cerrado e pastagens foram queimados em incêndios florestais ocorridos na divisa dos municípios de Dueré e Lagoa da Confusão, no Sul do Estado, nos últimos dias. Durante todo o dia de ontem, 24, uma grande ação de combate ao fogo mobilizou 25 de brigadistas de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Dueré e de Palmas. De acordo com a Defesa Civil, ainda não se sabe quais são as causas do incêndio.

 

Conforme informações do superintendente estadual da Defesa Civil, tenente coronel bombeiro Peterson Ornelas, o incêndio pode ter iniciado ainda no final de semana. Após análises das imagens de satélite registradas pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil na última terça-feira, 23, foram identificados muitos focos de calor na região.

 

“Mesmo com este período de estiagem, percebemos que a área com focos de calor era muito extensa. Após conversas com as equipes de brigadistas locais, nos direcionamos imediatamente para a região a fim de conter as chamas”, afirmou o tenente coronel. Ainda segundo o superintendente, uma grande quantidade de vegetação foi consumida pelo fogo.

 

Ainda segundo a Defesa Civil, durante visitas à área devastada, foi possível perceber de longe a grande nuvem de fumaça causada pelo fogo. Morador do município de Dueré, a 221 quilômetros de Palmas, o brigadista Marcelo Alves pela primeira vez atua no combate aos incêndios florestais. “O esforço é necessário porque a área queimada é muito grande. Mesmo assim vamos conter as chamas e evitar maiores prejuízos à natureza”, afirmou.

 

No início do mês, a Defesa Civil Estadual e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) concluíram as capacitações de 80 brigadistas que atuam nos municípios de Mateiros, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Novo Acordo, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Dueré, Lizarda e Pium, onde são identificados mais registros de focos de calor.

 

(Com informações da Ascom/Defesa Civil)

 

 

 

 

Comentários (0)