Justiça determina imediata construção de poço artesiano em Presidente Kennedy

Após município recorrer ao MPE, justiça determinou imediata construção de poço artesiano para resolver problemas de abastecimento em Presidente Kennedy. ATS deve realizar licitação

Prefeito de Presidente Kennedy, Aílton Francisco
Descrição: Prefeito de Presidente Kennedy, Aílton Francisco Crédito: Foto: Divulgação

A Justiça publicou decisão favorável a mandado de segurança coletivo impetrado pelo Ministério Público Estadual (MPE) para que a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) construa imediatamente um poço artesiano no município de Presidente Kennedy. A medida visa reduzir as dificuldades que a população tem enfrentado por causa da falta de água.

 

De acordo com a Prefeitura de Presidente Kennedy, para suprir as necessidades dos moradores, um trator é usado para buscar e distribuir água nas residências. Nesta semana, os moradores chegaram a ficar sem água nas torneiras por quatro dias seguidos.

 

O prefeito Ailton Francisco afirmou que espera que o Governo acate a decisão e inicie as obras o mais breve possível, pois teme que a falta de abastecimento se agrave nos próximos meses de agosto e setembro, época mais seca e quente do ano no Estado. “Se isso ocorrer, não descartamos a possibilidade de decretar calamidade pública”, alarmou.

 

Segundo Ailton, os vereadores do município também buscaram a Prefeitura para discutir sobre uma solução definitiva para o problema. O presidente da Câmara, Luismar Wanderley dos Santos, confirmou a situação da população. “A falta de água nas torneiras é diária”, enfatizou.

 

Entenda

Os serviços de fornecimento de água e tratamento de esgoto dos municípios tocantinenses passaram a ser realizados pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) em 2013. Mas, de acordo com o prefeito Ailton, desde então, o abastecimento tornou-se problemático, o que levou a realização de audiência pública em Presidente Kennedy em 2015.

 

No mês de dezembro, O MPE impetrou mandado de segurança coletivo contra a Agência Tocantinense de Saneamento junto à 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Colinas do Tocantins.

 

Durante a audiência pública, representantes da ATS confirmaram as reclamações acerca das irregularidades no abastecimento de água, mas disseram que seria necessário realizar licitação para se concretizar a prestação do serviço essencial, por intermédio de perfuração de novo poço. Porém, o processo licitatório não foi realizado.

 

A decisão judicial leva em consideração o direito dos moradores do município ao serviço público essencial de abastecimento de água, e, indiretamente, o direito à saúde.

(Com informações da Ascom)

Comentários (0)