Mostra Cultural do Instituto Ideia terá diversas atividades e oficinas gratuitas

As fichas para inscrição devem ser solicitadas pelo email institutoideiato@gmail.com. As atividades vão acontecer entre os dias 24 e 26 deste mês, no Ponto de Cultura Ideia Cultural, na quadra 603 Sul

Instituto Ideia realiza Mostra Cultural
Descrição: Instituto Ideia realiza Mostra Cultural Crédito: Foto: Divulgação

Na próxima semana, o Instituto Ideia realiza o “Escambau”, a Mostra Cultural, Feira de Trocas e Oficinas Ideia. As inscrições para participar das atividades da mostra estão abertas e o evento acontecerá entre os dias 24 a 26, na quadra 603 Sul, Alameda 05, lote 2-A, em Palmas.

 

Iniciativa do Ponto de Cultura Ideia Cultural, o evento sem fins lucrativos, oferecerá uma ampla programação com várias atividades culturais, incluindo oficinas, feira de troca, feira gastronômica e Mostra Ideia Cultural de teatro, música e dança – atividades que o Ponto de Cultura realiza em parceria com a Fundação Cultural de Palmas. Fazem parte também da programação, shows musicais com Toninho Borges, Malu Lopes, Relmivan e Josifran, os quais acontecem à noite (programação em anexo).  

 

Para se inscreverem nas oficinas, os interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo email: institutoideiato@gmail.com. São 20 vagas por oficina. Caso existam vagas remanescentes, inscrições poderão ser feitas no local do evento. O ingresso para participar das atividades e assistir aos shows, será um kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados ao Grupo Fraternal Allan Kardec.

 

O presidente do Instituto Ideia, Ubirajara Augusto Pereira explicou que um dos objetivos do evento, seria como uma prestação de conta à população – ao mostrar os resultados das atividades que a Instituição realizou no primeiro semestre, bem como promover e reforçar os conceitos de sustentabilidade, foco do Instituto Ideia.  No mês passado, a entidade realizou o evento Pingo de Luz, em menor dimensão, mas com o mesmo objetivo.

 

Confira as oficinas:

Contação de história: apresenta técnicas e metodologias para a apresentação e desenvolvimento de histórias com crianças. A partir de exercícios de estimulam a criatividade e a oralidade. Os educadores experimentam diversas formas de trabalhar com esta arte milenar em suas práticas pedagógicas. Público-alvo: Professores e educadores.

Jogos teatrais para sala de aula: A oficina tem o objetivo de levar o professor ao primeiro contato com o “fazer teatral”. Através de jogos e dinâmicas apresentar algumas técnicas e princípios fundamentais da improvisação verbal e não verbal para o desenvolvimento das habilidades de disponibilidade, imaginação e prontidão cênica. Além de apresentar técnicas a serem trabalhadas com alunos em sala de aula. Público-alvo: professores e educadores.

Musicalização infantil: Aborda conceitos musicais para a apresentação do universo da para crianças, apresentando exemplos e fazendo com que os alunos vivenciem situações de prática musical. As atividades vão da sensibilidade rítmica e melódica.  Os conteúdos são apresentados em forma de brincadeiras e exercícios, criando um ambiente lúdico e favorável à aprendizagem. Público-alvo: crianças a partir de 7 anos.

Histórias em quadrinhos (HQ): Conta com atividades de leitura, análise e produção de HQ. Durante as atividades técnicas de desenho e criação de enredo serão repassadas aos participantes. Público-alvo: crianças a partir de 10 anos.

Oficina de circo: Visa aproximar os iniciados na arte da “palhaçaria” do princípio do palhaço de revelar o ser humano. Além de iniciar os participantes na arte milenar de andar de perna de pau e fazer malabares. Público-alvo: a partir de 8 anos.

Roda de leitura: Visa despertar o imaginário e a criatividade, desfrutar momentos de encantamento e prazer, desenvolver o senso crítico e ampliar o repertório de palavras são os princípios objetivos da roda de leitura. Nesse programa as obras são previamente escolhidas pela equipe técnica e pela própria turma, atividades lúdicas conduzirão os participantes rumo ao universo literário. Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.

Expressão corporal: A proposta é realizar uma vivência de expressão corporal com os participantes para que, através da experiência prática possam reconhecer possíveis ferramentas de trabalho a serem utilizadas em sala de aula com os alunos, fazendo a relação da atividade com o tema de resíduos sólidos. Público-alvo: a partir de 14 anos.

Grafite: Serão apresentadas técnicas do graffiti em moldes stencil para produzir cartazes de lambe-lambe, estampas em camisetas e aplicação em parede. Noções de escolha da imagem, características, técnicas de corte do molde stencil, uso da tinta spray, combinação de cores, leitura de imagem e aplicação. Público-alvo: crianças e adolescentes a partir de 10 anos.

Hip hop: Serão oferecidas atividades de dança de rua com técnicas de expressão corporal através da dança de rua, criando performance em grupo. Público-alvo: crianças e adolescentes a partir de 10anos. (Mariah Soares/colaboradora/Instituto Ideia ).

Comentários (0)