Pierre de Freitas morre após cair de penhasco; sepultamento será às 10h desta 2ª

De acordo com informações dos bombeiros, o corpo da vítima caiu num local de difícil acesso e precisou ser retirado com o helicóptero da SSP; velório acontece na OAB Tocantins

Pierre deixa esposa e 3 filhos
Descrição: Pierre deixa esposa e 3 filhos Crédito: Arquivo Pessoal

O artista plástico Pierre de Freitas faleceu na manhã deste domingo, 15, ao cair de um penhasco na Serra do Carmo, em Palmas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Pierre estava acompanhando uma turista canadense, que relatou que o artista foi tirar uma foto da paisagem quando escorregou e caiu. Pierre havia retornado neste final de semana da Bahia, onde havia passado dias de férias com a esposa, a médica Thessa Freitas, e dois de seus três filhos.

 

Em entrevista ao Portal T1 Notícias o oficial de área dos bombeiros que atendeu a ocorrência, Tenente Martins, disse que o trabalho de resgate da corporação demorou em média 5 horas. “Nós fomos acionados mais ou menos às 8h, conseguimos chegar ao local às 9h. Precisamos ainda caminhar cerca de 30 min para chegar até o local que o corpo estava. Foi necessário o auxílio do helicóptero da SSP para içar o corpo de tão difícil que era o acesso ao local. Finalizamos tudo às 14h”, relatou.

 

Ainda de acordo com o oficial dos bombeiros que acompanhou o trabalho da perícia, a vítima caiu em queda livre de uma altura de 60 metros, bateu no chão e rolou. Em decorrência do impacto da queda, haviam diversas fraturas nas regiões do crânio, pernas e costelas. O local do acidente fica próximo ao Clube de Tiro, na antiga estrada para Aparecida do Rio Negro.

 

O corpo de Pierre foi liberado por volta das 22h pelo IML e o velório, que ocorreria no Sindicato dos Médicos, foi transferido para a sede da OAB Tocantins, por ser um espaço com maior capacidade para abrigar familiares, amigos e conhecidos de Pierre, que comparecem para prestar suas últimas homenagens ao artista. O sepultamento acontece por volta das 10h desta segunda-feira, 16, no Cemitério Jardim das Acácias. 

 

Cidadão Palmense

Pierre de Freitas Júnior, de 49 anos, era natural de Brasília (DF), graduado em Artes Visuais com habilitação em pintura pela Universidade Federal de Goiás. Atuou como cabo (militar) na Legião Estrangeira Francesa e estudou pintura, escultura, vídeo arte e intervenção urbana no Instituto de Bellas Artes de Callí, na Colômbia. Atualmente Pierre atuava como professor, empresário e tatuador na Capital, além de proprietário do Maktub Tattoo Studio.

 

Pierre era um artista muito conhecido e querido em todo o Estado. Ele possuía título de Cidadão Palmense como reconhecimento pelo trabalho artístico e também já foi presidente da Fundação Cultural de Palmas entre 2008 e 2010, na gestão de Raul Filho.

 

Parentes e amigos do artista lamentam sua morte nas redes sociais e prestam condolências à família. Várias mensagens de carinho e pesar foram postadas por amigos e conhecidos na página pessoal do artista no Facebook.

 

Notas de pesar

Em nota de pesar enviada à imprensa, a Prefeitura de Palmas lamentou o falecimento do artista. “Pierre desenvolveu inúmeros projetos importantes que contribuíram com crescimento da classe artística da cidade e de todo o estado. Ele exerceu a função de presidente da Fundação Cultural de Palmas na gestão do ex-prefeito Raul Filho e deixa um importante legado como artista, educador e amigo da cidade”.

 

Por meio de nota, o governador Marcelo Miranda também lamentou o falecimento de Pierre. “Tocantins e Goiás perdem um grande representante das artes plásticas.  O artista Pierre de Freitas continuará sendo lembrado no rico acervo deixado em peças que retratam desde sentimentos a cenas do nosso cotidiano e nas ações executadas, enquanto gestor, que tanto fortaleceram nossa cultura. Que sua obra continue sendo reflexo da sua capacidade de criar. Aos familiares e amigos, nossos sentimentos e o conforto necessário nesse momento”.

 

Também em nota de pesar, a senadora Kátia Abreu fez uma última homenagem ao artista. “Manifestamos profundo pesar pelo trágico desaparecimento do artista plástico e professor Pierre de Freitas, ocorrido neste domingo, nos arredores da Capital, pessoa a quem dedicávamos especial estima por seu profissionalismo, dedicação, qualidades artísticas e notória honradez. Estendemos nossas orações aos familiares e amigos para que suportem a dor da perda de ente tão querido agora na paz do Senhor”.

 

(Atualizada às 9h23 de 16 de janeiro de 2017)

Comentários (0)