Polícia investiga incêndio em ponte que deixou comunidade do Jalapão isolada

O fogo que destruiu a ponte que dá acesso à comunidade Quilombola Mumbuca, deixou os moradores isolados. A suspeita é de que o incêndio teria sido criminoso, conforme relato de guia turístico

Ponte foi destruída por incêndio
Descrição: Ponte foi destruída por incêndio Crédito: Divulgação

A polícia está investigando as causas do incêndio que deixou a ponte que dá acesso à comunidade do Mumbuca, no Jalapão, totalmente destruída. Os moradores da comunidade estão isolados desde a última terça-feira, 23. 

 O guia turístico, Rafael Moraes Cavalcante, utilizou seu perfil do facebook, para se manifestar por meio de uma carta de repúdio, onde denuncia o “crime e descaso” sobre o incêndio, que pode ter sido criminoso.

 Em seu relato, Rafael diz que no dia 2 de junho, a ponte já havia sido alvo de criminosos, mas a comunidade conseguiu apagar o fogo. “O poder público nada fez para identificar e punir o criminoso”, desabafou Cavalcante, dizendo que a comunidade está isolada e que os alunos não estão frequentando as aulas porque não existe outro acesso.

Turismo

 

O guia destaca que Mumbuca é um dos principais roteiros turísticos do Tocantins e que a comunidade produz e vende artesanatos de capim dourado, sendo este um dos principais meios de sobrevivência de seus moradores. “Enquanto uma nova ponte não for feita o Jalapão fica sem um dos seus principais atrativos turísticos e que também é fonte de renda para a comunidade”, afirma Rafael, lembrando das proximidades da Festa Cultural da Colheita do Capim Dourado e também o Rally Internacional dos sertões.

Comentários (0)