Por transferência de armas sem guia, Cláudio Schuller é detido na CPP de Palmas

O secretário passou a noite na unidade prisional e na manhã deste sábado, 24, foi conduzido pela PF à sede da Justiça Federal onde, às 10h30, haverá uma audiência de custódia

Secretário é conduzido à Justiça Federal pela PF
Descrição: Secretário é conduzido à Justiça Federal pela PF Crédito: Foto: T1 Notícias

O secretário de Finanças de Palmas, Cláudio Schuller, foi preso ontem, 23, e encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Palmas após operação realizada pela Polícia Federal na casa do gestor, durante toda a manhã desta sexta, em decorrência de uma denúncia anônima sobre suposta posse de armas irregulares. O secretário passou a noite na unidade prisional e na manhã deste sábado, 24, foi conduzido pela PF à sede da Justiça Federal onde, às 10h30, haverá uma audiência de custódia para que Schuller seja liberado.

 

O advogado Leandro Manzano informou ao T1 Notícias nesta manhã que todas as armas pertencentes ao secretário, que é membro do Clube de Tiro, são registradas e possuem notas fiscais. “O problema é que no dia anterior à ação da PF, o secretário havia transferido algumas de suas armas para o cofre do Clube de Tiro, mas as armas todas tem notas fiscais. Só que para fazer essa transferência é preciso uma guia de transporte, que só é expedida pelo Exército, o que não teve, e transferir sem a guia, segundo o delegado, configura delito. Por isso ele foi preso em flagrante, mas já estamos providenciado sua liberação”, afirmou o advogado.

 

Ainda conforme as informações, o secretário teria retirado as armas de sua residência por medo, após o clima entre as militâncias políticas terem se exaltado nos últimos dias, inclusive sendo divulgadas nas redes sociais ameaças de morte a membros da gestão municipal. 

 

Schuller explicou situação

Cláudio Schuller concedeu ontem ainda entrevista exclusiva ao T1 Notícias, na sede da Polícia Federal (PF), onde esteve, acompanhado do seu advogado, Leandro Manzano, para prestar depoimento sobre a propriedade de uma coleção de armas que mantém em casa. A presença da PF na casa do secretário rapidamente circulou pelas redes sociais, com diversas versões, inclusive de que a operação teria algum cunho eleitoral, o que Schuller desmente. “O objetivo da busca e apreensão foi justamente este: buscar em minha casa armas sem registro (…) Nós sabemos que pelo fato de eu ser secretário de Finanças, nesse período o objetivo é desestabilizar a campanha”, afirmou Schuller.

 

O gestor seguiu explicando: “pratico tiro esportivo e jamais tive armas sem registro”. Embora afirme que a polícia agiu cumprindo seu papel e que os agentes foram extremamente educados na abordagem, o secretário lamentou o constrangimento sofrido pela família: “A gente fica triste. Minha família, minha filhinha em casa, chorando, e nenhuma arma (sem registro) foi encontrada”.

 

Sem relação com eleições

Após a operação PF na casa do secretário, a coligação “Palmas Bem Cuidada” se manifestou, por meio de uma nota, negando qualquer relação do episódio com a campanha política do candidato à reeleição Carlos Amastha (PSB). Segundo a nota, a ação não se refere a questões administrativas municipais e esclareceu que “o objetivo do mandado de busca e apreensão se refere a denúncias de supostas irregularidades na aquisição de armas por Schuller, membro do Clube de Tiro de Palmas, e colecionador de tais objetos”. 

 

A coligação afirma ainda que “lamenta a tentativa dos adversários de, mais uma vez, procurarem confundir a opinião pública propagando acusações inverídicas de cunho meramente eleitoreiro”. De acordo com a nota, seria esta uma estratégia utilizada pela “velha política”.

 

(Matéria atualizada às 10h45 - Mais informações em instantes)

Comentários (0)